MEC dá nota máxima para 5 faculdades no ES
O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é o indicador de qualidade do Ministério da Educação
Escute essa reportagem
Cinco instituições de ensino superior do Espírito Santo conseguiram atingir o conceito máximo do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2022, que é um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC).
Os resultados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 1.998 instituições públicas e privadas foram avaliadas no País.
De acordo com o Inep, o IGC corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduação, e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes à pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. A escala do indicador vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 resultados insuficientes.
Divulgado nesta semana, o CPC 2022 combina diferentes aspectos, como o desempenho dos estudantes, corpo docente, condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo e valor agregado pelo curso.
Uma das cinco instituições que conquistaram a nota máxima no IGC foi a Multivix São Mateus. Além disso, outras unidades do grupo conseguiram o índice 4, que também é considerado alto. São elas: Multivix Vitória, Multivix Castelo, Multivix Nova Venécia e Multivix Vila Velha.
“Esse resultado de excelência é fruto de muito investimento, esforço e comprometimento de toda a comunidade acadêmica. Agradecemos aos diretores, colaboradores, mantenedores, professores e, principalmente, aos alunos, que depositam a confiança em nosso trabalho ao longo desses 25 anos de história da Faculdade Multivix”, disse Tadeu Penina, diretor-executivo da Multivix.
Amanda Caliari, Ana Luisa Loureiro e Gabriel Barcellos, alunos de Psicologia da unidade de Vitória, ficaram felizes com o resultado.
Outra instituição de ensino capixaba que teve destaque foi a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, destacou que o crescimento da universidade nessas avaliações tem sido gradativo e constante.
“Nós melhoramos nosso IGC a cada avaliação. Em 2021, tínhamos o conceito final 3.666; nessa avaliação elevamos para 3.817. Então, isso nos coloca na faixa 4. Nosso objetivo é cada vez mais qualificar o trabalho para aumentar a qualidade do ensino que é fornecido”.
Fique por dentro
O que é IGC
É um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente.
O cálculo do IGC leva em consideração alguns aspectos como a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio relativa aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados.
A escala do IGC vai de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é a nota máxima.
Faculdades com notas insatisfatórias precisam verificar o que está insuficiente e buscar melhorias.
Dados do IGC
Foram analisados o IGC de 1.998 instituições no Brasil.
Segundo o Inep, das instituições com IGC 2022 calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. Já 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.
Ao analisar o comportamento das instituições no IGC tendo como referência a oferta de pós-graduação stricto-sensu, foi notado que nenhuma instituição que oferta cursos de mestrado ou doutorado ficou na faixa 1 do indicador.
Instituições com nota 5
Multivix São Mateus.
Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Faculdade Fucape.
Faculdade Unida de Vitória.
Faculdade do Espírito santo (Unes).
Instituições com nota 4
Multivix Vitória.
Multivix Castelo.
Multivix Nova Venécia.
Multivix Vila Velha.
Faculdade do Centro-Leste (UCL).
Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (FESVV).
Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc).
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Universidade Vila Velha (UVV).
Faculdade de Comunicação Pitágoras Unidade Guarapari (Pit Guarapari).
Faculdades Doctum de Guarapari (Doctum).
Faculdade São Geraldo (FSG).
Faculdade Espírito Santense (Unicape).
Centro Universitário Espírito- Santense/Faesa.
Faculdades Integradas São Pedro (Faesa).
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Fonte: Inep.
Comentários