Mais de 1 milhão de veículos no ES estão com licenciamento em atraso
Na última sexta-feira, venceu o prazo para quitação do licenciamento anual, assim como a última parcela do IPVA; saiba como quitar os débitos

Atenção motoristas capixabas! Mais de 1 milhão de veículos no Espírito Santo ainda estão com pendências relacionadas ao pagamento do licenciamento anual de 2025.
Segundo dados do Detran-ES, até o momento, 1.097.696 veículos permanecem irregulares em relação ao licenciamento deste ano.
Na última sexta-feira (19), venceu o prazo para quitação do licenciamento anual, assim como a última parcela do IPVA — para os motoristas que optaram pelo parcelamento. As datas de pagamento são definidas conforme o número final da placa do veículo.
Confira o calendário dos vencimentos dos licenciamentos da última cota e a tabela completa de todos os vencimentos.
De acordo com a legislação, veículos com ano de fabricação até 2009 estão automaticamente isentos do pagamento do imposto em 2025, por já terem mais de 15 anos de uso.
Como pagar regularizar débitos em atraso
O pagamento do tributo pode ser feito no Detran|ES, localizado na Avenida Fernando Ferrari, 1080, Mata da Praia, Vitória, ou na Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz), na Avenida João Batista Parra, 600, Enseada do Suá, Vitória.
É possível também emitir o boleto por meio do site do Detran|ES. Assim que acessar a página principal, siga o seguinte passo a passo:
- entre no serviço ‘Consulta de Veículos’ ou nos ícones de emissão de boleto disponíveis na área de ‘Veículos';
- Informe a placa e o Renavam do veículo;
- Selecione os débitos que deseja pagar;
- O DUA virá com as opções de pagamento via Pix e código de barras, e possibilidade de gerar o PDF do boleto;
Para pagar via Pix, utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”;
Para pagar com o código de barras, faça a leitura do código de barras ou clique em “Copiar” para fazer o pagamento com o código numérico nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas, exclusivamente nos canais de recebimento por eles disponibilizados;
Para emitir a guia, é necessário ter em mãos o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo. O boleto já é gerado com os juros aplicados pelo atraso.
Consulta online
Os motoristas podem verificar a situação do veículo pelo portal do Detran|ES seguindo o link em anexo, informando a placa e o número do Renavam, para consultar a regularidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários