Jurong perto de construir novo navio no ES

Empresa que opera o estaleiro venceu a licitação da Petrobras para a construção de plataformas

Eliane Proscholdt, do jornal A Tribuna | 25/04/2024, 11:27 11:27 h | Atualizado em 25/04/2024, 11:54

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/170000/372x236/Jurong-perto-de-construir-novo-navio-no-ES0017810800202404251127/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F170000%2FJurong-perto-de-construir-novo-navio-no-ES0017810800202404251127.jpg%3Fxid%3D789878&xid=789878 600w, Navio-plataforma P-58, do tipo FPSO, como a P-84 e a P-85, que podem ser produzidas no Espírito Santo

Pelo menos um novo navio-plataforma será construído no Espírito Santo. Sites especializados em petróleo e gás, como o Petronotícias e o Brasil Energia, garantem que a Seatrium, empresa de Singapura que opera o Estaleiro Jurong Aracruz, venceu a licitação da Petrobras para construir as plataformas P-84 e P-85.

As unidades serão instaladas nos campos de Atapu e Sépia, respectivamente, no pré-sal da Bacia de Santos. O edital da concorrência previa a alternativa de contratar as duas unidades separadamente, mas, frente ao aquecimento do mercado fornecedor e do cenário de inflação, a estatal optou por escolher uma única vencedora, como noticiado pela Brasil Energia.

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CEO da DVF Consultoria, Durval Vieira de Freitas, festejou: “Notícia fantástica para o Estado, para o País. Creio que eles vão construir uma plataforma em Aracruz, tipo FPSO, para produção de petróleo no mar, e outra em Angra dos Reis (RJ)”.

Segundo ele, é uma obra de longa duração com grandes chances de negócios para fornecedores locais e abertura de empregos diretos e na cadeia de abastecimento.

“Uma plataforma demanda cerca de 6 mil profissionais diretos na sua construção. São engenheiros mecânicos, eletricista, automação, tubulação, planejamento, meio ambiente, segurança, coordenação, entre outros”, frisou.

Serão necessários ainda técnicos e profissionais de nível médio, para trabalhar como montador, soldador, operador de máquinas, ajustadores, eletricista, especialista em robótica, segurança, meio ambiente, pintor, bombeiro e outros, segundo Vieira.

Na cadeia de abastecimento, ele estima que serão no mínimo 12 mil empregos, envolvendo todos os segmentos de serviços e comércio.

A reportagem entrou em contato com o Estaleiro Jurong nesta terça-feira (23), que encaminhou para avaliação da diretoria, mas até o fechamento da edição, não houve retorno oficial.

Navios para o Estado

Navios-plataformas

As plataformas P-84 e P-85 serão instaladas nos campos de Atapu e Sépia, respectivamente, no pré-sal da Bacia de Santos.

Após alguns meses de negociações, a Seatrium (empresa formada pela fusão entre Sembcorp Marine e a Keppel Offshore) é apontada como a vencedora da concorrência.

No Brasil, a Seatrium opera os estaleiros BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ) e Jurong Aracruz, em Aracruz, norte do Estado.

Capacidade

As plataformas P-84 (Atapu) e P-85 (Sépia) terão, cada uma, capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo por dia e processamento de 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Produção

O início da produção está previsto para 2029 – isto é, fora do atual Planejamento Estratégico da petroleira, que vai de 2024 a 2028.

Ainda não está claro qual será o papel desses estaleiros nas obras da P-84 e P-85, mas empresários do setor acreditam que os cascos sejam construídos na Ásia, enquanto os módulos sejam fabricados no Brasil, incluindo o Estaleiro Jurong, em Aracruz.

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