Inscrições do Sisu, Prouni e Fies vão ser antecipadas
Editais com o número de vagas serão publicados em janeiro. Novo prazo para o Sisu agora é de 16 a 24 de fevereiro
Escute essa reportagem
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a antecipação dos calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Pela programação, os editais com os critérios e cronogramas para os três processos seletivos serão publicados em janeiro de 2023.
O novo período de inscrição para o Sisu, que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o País, é de 16 a 24 de fevereiro de 2023, na mesma época do Carnaval, e o resultado será divulgado no dia 28 daquele mês. Anteriormente, o processo ocorreria entre 28 de fevereiro e 3 de março.
As inscrições para o Prouni, que distribui bolsas de estudo parciais e integrais em universidades particulares, serão abertas no dia 28 de fevereiro e terminarão em 3 de março.
Para participar do programa é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês (R$ 3.906 por pessoa), além de ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio.
Já o Fies, programa federal de financiamento que concede empréstimos aos estudantes de baixa renda para estudar em universidades privadas, terá suas inscrições de 7 a 10 de março.
Segundo o MEC, perto da abertura das inscrições será divulgada a quantidade de vagas a serem ofertadas nos processos.
Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
Para o Prouni também serão aceitas as notas do Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente poderá se inscrever.
As inscrições para os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal Acesso Único.
Comentários