Grande Vitória tem mais de 500 carros abandonados
Número de veículos em estado de sucata pode ser ainda maior. Eles viram foco de dengue e até esconderijo para criminosos nos bairros
Escute essa reportagem

Eles estão em todas as partes ocupando espaço em vagas de estacionamento, na pista e até mesmo em cima das calçadas. São carros, motos e caminhões abandonados – muitos já em estado de sucata –, que levam riscos à população e preocupam os moradores da Grande Vitória.
Mais de 500 veículos estão espalhados em total estado de abandono pelas ruas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Um número que pode ser ainda maior, já que este leva em conta somente as denúncias que chegam até as prefeituras.
Além da poluição visual e da dificuldade de locomoção que os veículos trazem, os moradores também se preocupam com a saúde e a segurança. Isso porque muitas sucatas acumulam água da chuva e viram foco do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.
“E onde tem carro abandonado, o morador passa até longe, pois sempre pode ter alguém escondido para cometer crimes”, ressaltou o mecânico Isaias Rocha, morador de Vitória.
A capital, inclusive, lidera o ranking de denúncias de abandono feitas pelos moradores. São 321 carros já mapeados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória, todos aptos para remoção. A reportagem circulou por ruas da capital e encontrou veículos abandonados em bairros como Fradinhos, Joana D’arc, Bairro de Lourdes e Ilha de Santa Maria.
Atravessando a Terceira Ponte, o panorama é semelhante. Em Vila Velha, moradores já denunciaram a presença de 126 veículos abandonados pelas ruas da cidade.
As outras cidades da Grande Vitória também registram esse problema. Na Serra, a Ouvidoria do município já registrou 65 denúncias. Já em Cariacica, são 53 veículos denunciados, de acordo com a Gerência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social.
Mas, afinal, os proprietários dos veículos não podem ser punidos? Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê nenhum tipo de punição para quem abandona veículo nas ruas.
A situação pode mudar com um projeto de lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 4347/20 altera o CTB e pune o proprietário de carro abandonado. A proposta prevê a infração leve, com multa de R$ 88,38 e remoção do veículo. Ainda não há previsão de votação.
Prefeituras notificam donos e veículos vão até para leilão
Diante de tantos veículos abandonados e da preocupação dos moradores, as prefeituras da Grande Vitória estão notificando os proprietários, fazendo a remoção e até leiloando carros e motos.
A Secretaria de Segurança Urbana de Vitória informou que 33 veículos foram removidos este ano, e que os outros 321 já estão aptos para a remoção. A prefeitura leiloou, este ano, 43 veículos que estavam abandonados e foram recolhidos. Outros 99 foram leiloados em 2020.
Em Vila Velha, a prefeitura informou que 128 veículos foram removidos este ano, todos encaminhados ao pátio conveniado junto ao Detran-ES.
A Gerência de Trânsito da Secretaria de Defesa Social de Cariacica informou que os proprietários estão sendo notificados para remover o veículo, em prazo que varia de 48 horas a sete dias. Este ano, 16 veículos foram removidos.
Na Serra, o Departamento de Operações de Trânsito notificou 35 proprietários para a remoção. Os donos dos veículos têm 15 dias para fazer a retirada. Caso ela não seja realizada, o carro é recolhido para o pátio do Detran-ES.
CENAS

Abandono. Ford Escort abandonado na rua Sebastião Costa, no bairro Joana D’arc, em Vitória: este ano, 43 veículos recolhidos na capital já foram leiloados.

Esquecido. Fusca, deteriorado e com pneus furados, foi largado em uma rua da capital: Vitória lidera ranking de denúncias de abandono feitas por moradores.
SAIBA MAIS

Vitória
- 321 veículos estão abandonados na capital, de acordo com as denúncias feitas para a prefeitura.
Ações
- 33 veículos foram removidos este ano das ruas pela prefeitura.
- A prefeitura está leiloando os veículos. Este ano, 43 veículos recolhidos foram leiloados. Em 2020, foram 99, enquanto em 2019 foram 101.
Vila Velha
- 126 veículos em situação de abandono estão nas ruas da cidade, de acordo com denúncias.
Ações
- 128 veículos já foram removidos este ano e encaminhados ao pátio do Detran-ES. O serviço de guincho foi retomado em 2021 depois de sete anos suspenso.
Serra
- 65 veículos foram registrados como abandonados pelo Departamento de Operações de Trânsito.
Ações
- A prefeitura já notificou 35 proprietários dos veículos abandonados, e todos foram removidos pelos proprietários. Os demais ainda estão no prazo para a retirada, que é de 15 dias.
Cariacica
- 53 veículos estão abandonados no município, de acordo com análise feita por agentes de trânsito ou fiscais de posturas.
Ações
- Proprietários dos veículos abandonados estão sendo notificados para fazerem a remoção, em prazo que varia de 48 horas a sete dias. Este ano, 16 veículos foram removidos.
- Caso o veículo não seja removido pelo proprietário dentro do prazo estabelecido, o veículo é guinchado e levado para um pátio do Detran no bairro Vasco da Gama.
Fonte: Prefeituras citadas
Comentários