X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Grande Vitória tem mais de 500 carros abandonados

Número de veículos em estado de sucata pode ser ainda maior. Eles viram foco de dengue e até esconderijo para criminosos nos bairros


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória tem mais de 500 carros abandonados
Veículo abandonado no bairro Bela Aurora, em Cariacica: uma dor de cabeça para os moradores da região |  Foto: Leone Iglesias/AT

Eles estão em todas as partes ocupando espaço em vagas de estacionamento, na pista e até mesmo em cima das calçadas. São carros, motos e caminhões abandonados – muitos já em estado de sucata –, que levam riscos à população e preocupam os moradores da Grande Vitória.

Mais de 500 veículos estão espalhados em total estado de abandono pelas ruas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Um número que pode ser ainda maior, já que este leva em conta somente as denúncias que chegam até as prefeituras.

Além da poluição visual e da dificuldade de locomoção que os veículos trazem, os moradores também se preocupam com a saúde e a segurança. Isso porque muitas sucatas acumulam água da chuva e viram foco do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.

“E onde tem carro abandonado, o morador passa até longe, pois sempre pode ter alguém escondido para cometer crimes”, ressaltou o mecânico Isaias Rocha, morador de Vitória.

A capital, inclusive, lidera o ranking de denúncias de abandono feitas pelos moradores. São 321 carros já mapeados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória, todos aptos para remoção. A reportagem circulou por ruas da capital e encontrou veículos abandonados em bairros como Fradinhos, Joana D’arc, Bairro de Lourdes e Ilha de Santa Maria.

Atravessando a Terceira Ponte, o panorama é semelhante. Em Vila Velha, moradores já denunciaram a presença de 126 veículos abandonados pelas ruas da cidade.

As outras cidades da Grande Vitória também registram esse problema. Na Serra, a Ouvidoria do município já registrou 65 denúncias. Já em Cariacica, são 53 veículos denunciados, de acordo com a Gerência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social.

Mas, afinal, os proprietários dos veículos não podem ser punidos? Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê nenhum tipo de punição para quem abandona veículo nas ruas. 

A situação pode mudar com um projeto de lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 4347/20  altera o CTB e pune o proprietário de carro abandonado. A proposta prevê a infração leve, com multa de  R$ 88,38 e remoção do veículo. Ainda não há previsão de votação.

Prefeituras notificam donos e veículos vão até para leilão

Diante de tantos veículos abandonados e da preocupação dos moradores, as prefeituras da Grande Vitória estão notificando os proprietários, fazendo a remoção e até leiloando carros e motos.

A Secretaria de Segurança Urbana de Vitória informou que 33 veículos foram removidos este ano, e que os outros 321 já estão aptos para a remoção. A prefeitura leiloou, este ano, 43 veículos que estavam abandonados e foram recolhidos. Outros 99 foram leiloados em 2020.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que 128 veículos foram removidos este ano, todos encaminhados ao pátio conveniado junto ao Detran-ES. 

A Gerência de Trânsito da Secretaria de Defesa Social de Cariacica informou que os proprietários estão sendo notificados para remover o veículo, em prazo que varia de 48 horas a sete dias. Este ano, 16 veículos foram removidos.

Na Serra, o Departamento de Operações de Trânsito notificou 35 proprietários para a remoção. Os donos dos veículos têm 15 dias para fazer a retirada. Caso ela não seja realizada, o carro é recolhido para o pátio do Detran-ES.


CENAS


Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória tem mais de 500 carros abandonados
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Abandono. Ford Escort abandonado na rua Sebastião Costa, no bairro Joana D’arc, em Vitória: este ano, 43 veículos recolhidos na capital já foram leiloados.

Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória tem mais de 500 carros abandonados
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Esquecido. Fusca, deteriorado e com pneus furados, foi largado em uma rua da capital: Vitória lidera ranking de denúncias de abandono feitas por moradores.


SAIBA MAIS


Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória tem mais de 500 carros abandonados
Carro abandonado em uma rua de Vitória: neste ano, 33 veículos na capital já foram removidos pela prefeitura |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Vitória

  • 321 veículos estão abandonados na capital, de acordo com as denúncias feitas para a prefeitura. 

Ações

  • 33 veículos foram removidos este ano das ruas pela prefeitura.
  • A prefeitura está leiloando os veículos. Este ano, 43 veículos recolhidos foram leiloados. Em 2020, foram 99, enquanto em 2019 foram 101.

Vila Velha

  • 126 veículos em situação de abandono estão nas ruas da cidade, de acordo com denúncias.

Ações

  • 128 veículos já foram removidos este ano e encaminhados ao pátio do Detran-ES. O serviço de guincho foi retomado em 2021 depois de sete anos suspenso.

Serra

  • 65 veículos foram registrados como abandonados pelo Departamento de Operações de Trânsito.

Ações

  • A prefeitura já notificou 35 proprietários dos veículos abandonados, e todos foram removidos pelos proprietários. Os demais ainda estão no prazo para a retirada, que é de 15 dias.

Cariacica

  • 53 veículos estão abandonados no município, de acordo com análise feita por agentes de trânsito ou fiscais de posturas.

Ações

  • Proprietários dos veículos abandonados estão sendo notificados para fazerem a remoção, em prazo que varia de 48 horas a sete dias. Este ano, 16 veículos foram removidos.
  • Caso o veículo não seja removido pelo proprietário dentro do prazo estabelecido, o veículo é guinchado e levado para um pátio do Detran no bairro Vasco da Gama. 

Fonte: Prefeituras citadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: