Festivais com shows e delícias em Iriri
Balneário de Anchieta sedia em julho o 15º Forró Bobó e o 2º Iriri Vinhos e Abraços. Expectativa é receber mais de 30 mil visitantes
Escute essa reportagem
O balneário de Iriri, em Anchieta, no Sul do Estado, se prepara para receber no próximo mês mais de 30 mil turistas em dois finais de semanas seguidos. É que serão realizados dois grandes festivais com shows gratuitos e muita comida e bebida.
O primeiro festival, entre os dias 14 e 16 de julho, será o 15º Forró Bobó, que nasceu com a ideia de servir em variações diferentes o prato símbolo do balneário de Iriri, o bobó. E paralelo à comida, o forró para animar quem visita o local.
Assim nasceu o concurso de forró, que elege todos os anos o melhor casal dançarino, e este ano vai premiar com R$ 1 mil o primeiro lugar.
“A disputa de melhor casal dançarino de forró virou mais uma atração do nosso evento, que já é consagrado e atrai turistas de todos os estados”, destacou Andrea Braga, diretora de eventos da Associação Iriri Vivo, realizadora dos festivais.
Ao todo, 12 restaurantes e o restaurante da Associação servem as iguarias na Praça do Artesão, na praia Costa Azul, onde a estrutura é montada para servir os visitantes.
Teatro Carlos Gomes vai ter cafeteria e nova iluminação
São oito tipos de bobós, que vão desde o tradicional, com mandioca, ao de batata-baroa, inhame, batata-doce, fruta-pão, abóbora, banana-da-terra e com frango desfiado, que é para os alérgicos a camarão.
“Esse ano, em mais uma edição, estamos preparando um festival incrível para receber o público com comida e bebida de qualidade”, completa o chef Gilson Surrage, que apresentará aula-show ensinando a preparar o bobó tradicional com os segredos de um chef.
Já o segundo festival do mês de julho, que acontecerá do dia 21 ao dia 23, o 2º Iriri Vinhos e Abraços, vai reunir rótulos de vinhos de diferentes países, como Brasil, Macedônia, Eslovênia, Romênia, Portugal, Chile, Argentina e França, e pratos que harmonizam com a bebida, como antepastos, ceviche, comida japonesa, salmão, lagosta e filé mignon.
“Iriri sedia dois eventos alegres que trazem muita dança e comida no Forró Bobó, e na semana seguinte a paixão pelo vinho. Com os festivais, mostramos que, além de lindas praias, temos uma alta gastronomia e vinhos de qualidade, que são encontrados no nosso balneário”, frisa o empresário Rafael Ferrari.
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, que apoia o evento, é um momento de circular a economia na região. “Viemos para estimular o empreendedorismo e por isso apoiamos os pequenos negócios. Esse tipo de evento congrega uma série de pequenos negócios que vendem muito”.
Algumas participantes do forro bobó
A chef Suzy Ferreira, que participa pela primeira vez do Forró Bobó, mostra o camarão Ki-Delícia, composto por camarão-sete-barbas com catupiry e geleia de pimenta.
A chef Fernanda Braga preparou pudim, manjar e bombom aberto. Delícias serão servidas no Forró Bobó.
FIQUE POR DENTRO
15º Forró Bobó em Iriri
Dia 14/07
17h: Abertura do evento.
18h30: MPB com Paulinho Bolzan.
20h: Aula-show com chef Gilson Surrage (receita bobó de camarão).
21h: Esquenta do forró com Paulinho Bolzan.
22h30: Show Trio Capixaba.
Dia 15/07
17h: Abertura do evento.
19h: Show com Henrique Cabral.
20h: Concurso de forró.
22h: Esquenta do forró com Henrique Cabral.
22h30: Show com Trio Forrofiá.
Dia 16/07
11h: Abertura do almoço.
12h: Show de Léo Zanol com roleta e muitos brindes.
15h: Show com Trio Jatobá.
18h: Encerramento.
2º Iriri Vinhos e Abraços
Dia 21/07
18h: Abertura do evento com música ao vivo.
20h: Momento master class: “A Jornada do Enófilo - Aprendendo a degustar vinhos” com Vinícius Mezadri, sommelier gradus; aula-show com o chef André Cicilioti (polenta, cogumelos e socol).
21h: Show de Kakalo Ribeiro com sax e flauta.
22h30: Show com DiButuka.
01h: Encerramento.
Dia 22/07
18h: Abertura do evento com música ao vivo.
20h: Aula-show com o chef Gilson Surrage (arroz à Nogueira Gatto); harmonização de vinho e comida com Vinícius Mezadri, sommelier gradus.
21h: Show de Kakalo Ribeiro com sax e flauta.
22h: Show com Banda Mundo e Cia.
01h: Encerramento.
Dia 23/07
11h: Abertura do evento com almoço e harmonização de vinhos.
12h: Show com Paulão do Cavaco (samba e chorinho).
13h30: Aula-show com a chef Fernanda Braga (sobremesas).
14h: Show com Paulão do Cavaco (samba e chorinho).
16h: Encerramento.
Fonte: Organização dos eventos.
Comentários