Espécie de tartaruga gigante ameaçada de extinção é vista na praia de Jacaraípe
Animal possui 1,55 metros de comprimento e 1,22 metros de largura do casco
Escute essa reportagem

Uma tartaruga gigante foi vista na praia de Jacaraípe, na Serra, na manhã desta terça-feira (8) e chamou a atenção dos moradores que passavam pelo litoral. Identificada pela Polícia Militar Ambiental como uma tartaruga-de-couro, o animal é considerado a maior espécie de tartaruga marinha do mundo e está gravemente ameaçada de extinção.
Além da beleza, o seu tamanho considerável do animal impressionou quem presenciou a cena. Segundo os policiais ambientais que atenderam a ocorrência, a tartaruga possui 1,55 metros de comprimento e 1,22 metros de largura do casco.
Após populares relatarem a presença do animal na areia da praia, equipes da Polícia Ambiental foi até o local e realizou o isolamento da área, a fim de garantir a proteção e o bem estar da tartaruga. Segundo os profissionais, ela provavelmente buscava um local para realizar a desova.
Caso a desova acontecesse, seria um evento raro no litoral brasileiro. A espécie tartaruga-de-couro tem distribuição global, mas registra poucos pontos de desova no Brasil.
Além do isolamento da área, as equipes adotaram protocolos específicos para evitar o estresse do animal, além de orientar a população sobre a importância de manter distância e evitar o uso de flash fotográfico ou barulhos excessivos, que podem interferir no comportamento natural da espécie.
A Polícia Ambiental reforça que casos como esse evidenciam a importância da participação ativa da sociedade e das instituições na preservação da biodiversidade.
Veja imagens:



MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários