X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

ES recebe 1,5 milhão de turistas por ano em busca de destinos religiosos

Maior movimentação de visitantes acontece durante a Festa da Penha, em Vila Velha, durante oito dias de celebrações


Ouvir

Escute essa reportagem

A fé também movimenta o turismo dentro do Estado. Festas religiosas, igrejas e templos atraem milhares de turistas por ano para o Espírito Santo. 

Imagem ilustrativa da imagem ES recebe 1,5 milhão de turistas por ano em busca de destinos religiosos
Buda gigante em Ibiraçu |  Foto: Beto Morais 26/10/2021

O Convento da Penha é o principal atrativo de destino religioso no Estado. Durante a Festa da Penha, que é a  maior festa religiosa capixaba, há uma circulação de mais de 1,5 milhão de turistas durante oito dias de celebrações que acontecem na Grande Vitória.

Segundo a Secretaria de Turismo (Setur),  o turismo religioso é um segmento importante na atratividade de turistas para o Estado.

 “O  destaque é para a Festa de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, Festa de São José de Anchieta, em Anchieta, Corpus Christi , em Castelo, e também o evento Passos de Anchieta”, aponta em nota o órgão. 

Além das festas, há  outros atrativos como o Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu, onde está a estátua do Grande Buda, a maior imagem já esculpida de Buda no Ocidente.

“O Grande Buda,  tem reconhecimento internacional e já recebemos turistas para contemplá-lo. Temos o Santuário Nacional de Anchieta também, que está reformado e muito bonito”, destaca o  presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Espírito Santo (Abav-ES), Rodrigo Stange.

 O doutor em  Ciências da Religião, Edebrandi Cavalieri , explica que o fascínio pelo local sagrado e pelas festas  são  elementos que constituem a religião. 

 “Todo lugar sagrado que aglutina o movimento de pessoas tem um papel muito importante no fortalecimento da memória religiosa, antes de tudo. Sem memória, a religião enfraquece”.

Retiro uma vez ao ano

A professora universitária Anja Pratschke é alemã e mora em São Carlos, São Paulo. Ela conta que vem ao Estado pelo menos uma vez ao ano para participar do retiro no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, onde convive com pessoas diferentes e que, apesar de as atividades serem a maioria em silêncio,  nunca está sozinha.

 “Estudo o budismo há mais de 20 anos e sempre que estou em um país diferente, visito os mosteiro do local. O do Espírito Santo é o mais bonito que conheço,  bem parecida com o do Japão. É um momento de desenvolver autoconhecimento”, diz.


Passeios mais procurados no Espírito Santo

Santuário  de São José de Anchieta (Anchieta)

um espaço de fé, devoção e também de história do Espírito Santo. A igreja Nossa Senhora da Assunção, construída pelo apóstolo do Brasil juntamente aos índios, passou a integrar o Santuário Nacional de São José de Anchieta, um conjunto arquitetônico do período colonial do País que reúne também a praça da Matriz e o Museu São José de Anchieta. 

O local conta, agora, também com  um museu interativo que apresenta  toda a história do padre jesuíta espanhol,   São José de Anchieta. A visita guiada pode ser agendada no site santuariodeanchieta.com.

 Santuário de Aracuí (Castelo)

O templo  foi erguido em homenagem à Nossa Senhora Imaculada e é um grande santuário a céu aberto. O local recebe mais de três mil visitantes por mês, segundo a prefeitura,  mas a data de maior movimento é o dia 13 de maio.

Há no santuário vários monumentos em mármore, a imagem de Cristo em um tablado de madeira, a imagem da Imaculada e um terço em  madeira gigante na árvore onde teria acontecido o milagre da aparição da Virgem Maria.

Convento da Penha (Vila Velha)

Santuário construído por escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo, o Convento da Penha é considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção à Nossa Senhora da Penha. 

O local foi escolhido para a construção pela própria santa, segundo contam os fiéis. O

Imagem ilustrativa da imagem ES recebe 1,5 milhão de turistas por ano em busca de destinos religiosos
Convento da Penha está aberto à visitação diariamente |  Foto: Divulgação

quadro de Nossa Senhora teria sumido e reaparecido no alto do morro de 154 metros. E assim indicou o lugar onde deveria ser construído. O Convento está aberto à visitação diariamente. De segunda a sexta das 6h às 17h. Sábado, das 6h às 19h30 e domingo, das 4h às 17h.

Mosteiro Zen Morro da Vargem (Ibiraçu)

Esse é o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. Fundado em 1974, o Mosteiro é um centro onde o budismo Soto Zen se une à realidade brasileira para transmitir os milenares ensinamentos do Buda.  O local oferece retiros de três a sete dias de imersão e ensinamentos budistas.

Já na Praça Torii, às margens da BR 101, está o Grande Buda. O monumento, com 35 m de altura e cerca de 350 toneladas de concreto, aço e ferro, é a maior imagem já esculpida de Buda no Ocidente. A visitação é permitida durante toda a semana, gratuitamente, sem restrição de horários. Informações pelo  telefone  (27) 99743-6285 e Whatsapp: (27) 99721-2930.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: