X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“É um momento único na minha vida”, diz jovem que sonha ir à Nasa


Imagem ilustrativa da imagem “É um momento único na minha vida”, diz jovem que sonha ir à Nasa
Luiza é bolsista no Colégio Leonardo da Vinci por meio do Instituto Ponte |  Foto: Leone Iglesias / AT

Convidada para um curso da Nasa – agência espacial norte-americana –, em outubro do ano que vem, devido às boas notas obtidas em disciplinas como Matemática e Física, a estudante capixaba Luiza Souza Rubim, de 14 anos, pede ajuda financeira para participar do programa educacional International Journey of Science & Technology (Jornada Internacional da Ciência e Tecnologia).

Ao todo, incluindo as passagens aéreas e a matrícula do curso de uma semana em Kennedy Space Center, na Flórida, nos EUA, a estudante precisará arrecadar cerca de R$ 30 mil. Para isso, uma campanha on-line foi feita com o objetivo de que a adolescente possa realizar o sonho de estudar na agência espacial americana.

A mãe da estudante, Angela Maria Ferreira de Souza, comentou que, desde muito nova, Luiza se dedica aos estudos, sendo alfabetizada com 3 anos de idade e aprendendo Matemática a partir dos 4. “Sinto orgulho por ela, mas acho que isso é consequência da educação que se cria desde cedo”, disse.

Luiza atualmente é bolsista no Colégio Leonardo da Vinci por meio do Instituto Ponte e estudou até o 7º ano do ensino fundamental na rede pública na EMEF Experimental de Vitória – Ufes.

A estudante, que mora no bairro Jardim Carapina, na Serra, vive uma rotina de estudos diários que vão desde a escola a um curso de inglês pelo Instituto Ponte.

Luiza já conquistou medalhas em competições estudantis, entre elas duas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), sendo uma de prata e outra de ouro.

Foram ainda três medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo duas de ouro e uma de bronze; além de uma bronze na Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr).

Premiada por excelentes notas na escola, principalmente em disciplinas da área de Exatas, Luiza ainda se destacou na sociabilidade do ambiente escolar.

Além de Luiza, outros bolsistas da escola foram selecionados para o curso da Nasa, como Heloíza Cavalcante Oliveira e Allanis Catharina Pimenta Correa, ambas de 15 anos.

A pedagoga do Instituto Ponte Léia Braga parabenizou os estudantes. “A educação é de fato a ponte para que os jovens atravessem por novos caminhos”.

Entrevista

A TRIBUNA – Quando surgiu o interesse pela Matemática?
Luiza Souza Rubim – Desde pequena eu já gostava de Matemática e era um pouco avançada nas aulas, mas o que mais destacou foi a minha primeira OBMEP, que eu fiz com 12 anos, em 2016. Quando fiz a minha primeira prova, tive muito apoio do meu professor de Matemática e isso me fez ter interesse por essa área. Então, comecei a estudar muito.

Qual é a sua expectativa para o curso na Nasa?
Estou muito feliz e muito grata por essa oportunidade única, estou ansiosa para que esse momento chegue. Acho que vou absorver muito conhecimento, porque é uma experiência muito singular, estou feliz. Eu realmente espero aprender questões sobre Astronomia, que eu já tinha grande interesse, e absorver todo o conhecimento possível lá.

O que você espera para o seu futuro?
Pretendo seguir conquistando medalhas. O importante é adquirir experiências em cada uma delas. Não só a questão da medalha, mas o caminho percorrido até ela.

Você acredita que a campanha terá resultado positivo?
Eu tenho muita esperança de que essa campanha dê certo. Com a colaboração de todos, eu realmente posso conseguir realizar esse sonho. Fui selecionada no ano passado também, mas não consegui dar a resposta a tempo. Dessa vez, fiz uma vaquinha no site www.vakinha.com.br para conseguir os valores e participar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: