Diversão está de volta na inauguração do Saldanha da Gama
Antigo prédio volta a funcionar com festas de formatura e casamento. Bistrô e cervejaria abrem as portas para clientes a partir de hoje (8)
Escute essa reportagem
O prédio do antigo Clube Saldanha da Gama voltará a respirar ares culturais a partir de hoje (8).
O edifício, que foi construído no século XVI, originalmente para defender a ilha de Vitória de invasões, volta a contar com atrações gastronômicas, culturais e até casamentos para a população capixaba e turistas.
A primeira etapa do projeto Casa do Turismo Capixaba, do governo do Estado, será inaugurada hoje, a partir de 12h, aproveitando o aniversário de Vitória.
O Bistrô Saldanha, um café e restaurante, e a cervejaria Casa 107 já podem abrir as portas para clientes.
Os proprietários dos empreendimentos conseguiram o espaço em concessão realizada pelo governo do Estado. De acordo com um dos donos do Bistrô, Luciano Reis, 44, a ideia é trabalhar com a nostalgia da clientela.
“A nossa expectativa é a melhor possível. O bistrô será um estabelecimento que respeitará a história do local, por isso nós restauramos o teto e trouxemos elementos de época”, contou.
Já Rodrigo Antunes, 41, outro proprietário do bistrô, explica que o estabelecimento terá confeitaria, cartela de drinques e pratos tipicamente capixabas.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, os próximos passos serão a inauguração de um memorial, que contará a história do edifício e do Clube Saldanha; uma loja de artesanato, que trará elementos da cultura capixaba e a possibilidade de casamentos e formaturas no salão principal.
“Os grandes eventos do Saldanha aconteciam nos anos 1960. A ideia é que o salão volte a ser utilizado para concursos, casamentos e formaturas”, explicou.
O QUE FALTA?
Mais obras no local
> Apesar da primeira etapa das obras da Casa do Turismo Capixaba ser entregue hoje, o resto do prédio continuará em obras.
> As partes elétrica e de encanamentos já estão adiantadas. Faltam detalhes de pinturas em janelas e portas.
Salão para casamentos
> O salão principal, após reforma, poderá ser alugado para realização de eventos como casamentos, formaturas e concursos.
Secretaria de Turismo do ES
> Será transferida para o edifício e funcionará no último pavimento do prédio.
Memorial histórico
> Será construído para que a história do Forte São João e Clube Saldanha da Gama sejam conhecidas. A equipe, que ainda precisará ser definida, também cuidará da estátua do índio Araribóia, que está nos terrenos do Saldanha, e da muralha, tombada pelo governo do Estado.
Loja de artesanato
> Visitantes poderão adquirir lembranças que remetem à cultura capixaba.
Baia de ônibus e estacionamento
> Uma baia de ônibus deverá ser instalada entre o portão de acesso do estacionamento e a calçada da garagem do clube. Isso fará com que as pessoas possam chegar de ônibus de forma segura.
> O estacionamento é gratuito para clientes e visitantes.
Prazo
> A Casa do Turismo Capixaba deve ser totalmente entregue em 2023.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários