X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dez mil motoristas são multados por manobras proibidas nas ruas

Transitar na contramão, em calçadas e em cima de rotatórias está entre os tipos de infrações mais cometidas na Grande Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Driblando as leis de trânsito, motoristas e motociclistas têm promovido um  festival de manobras proibidas nas ruas e avenidas da Grande Vitória.  Essas infrações resultaram em cerca de 10 mil  multas aplicadas somente este ano.

Em Vitória, por exemplo,  foram mais de  3.800 infrações de manobras proibidas flagradas,  como transitar na contramão, passar por calçadas, canteiros e passarelas, virar em local proibido, entre outras. A capital tem, ao total, 26.472 multas aplicadas.

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil motoristas são multados por manobras proibidas nas ruas
Motociclista é flagrado ao passar direto em rotatória que fica nas ruas Constante Sodré e Arnaldo Magalhães Filho, no bairro Santa Lúcia, em Vitória |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

A reportagem de A Tribuna foi às ruas nesta sexta-feira (22) e flagrou algumas irregularidades, além de ouvir reclamações de quem lida com o problema diariamente.

Na rua Comissário Octávio Queiroz, em Jardim da Penha, Vitória, a equipe de reportagem conversou com a universitária Mariana Magalhães, 25 anos. Ela contou que passa sufoco ao atravessar a faixa de pedestre que fica na avenida Fernando Ferrari. 

“Os motoristas que saem dessa rua (Comissário Octávio Queiroz), não respeitam quem está atravessando a faixa em frente à Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Tem uma placa indicando que a conversão é proibida, mas o desrespeito é grande. Tem de multar mesmo quem coloca a vida das pessoas em risco”, disparou.

Em Santa Lúcia, também na capital, o destaque é para uma rotatória que fica na região das  ruas Constante Sodré e Arnaldo Magalhães Filho. Por lá, basta chegar e esperar alguns minutos para flagrar carros e motos passando em cima da rotatória, além de fazerem conversões proibidas, ignorando   as placas de sinalização.

O secretário  municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, afirmou que, além das manobras proibidas, o que chama a  atenção entre as autuações é a quantidade de infrações por dirigir segurando o telefone celular. “São atitudes que colocam em risco a vida de outros no trânsito”, alertou.

Na Serra foram, ao todo, 21.191 motoristas autuados. Do total, mais de 4.400 são por manobras proibidas. Já em Cariacica, o total de infrações chegou a 13.872, com mais de 1.300 por algum tipo de manobra irregular. 

Em Vila Velha, das 20 principais infrações, mais de  600 foram por avançar semáforo vermelho e por transitar na contramão.

Três flagrantes em cinco minutos

Na avenida Rio Branco, em Santa Lúcia, Vitória,  cinco minutos foram o bastante para flagrar três motociclistas disputando lugar com pedestres em cima do canteiro  central que divide a via.

Os flagrantes foram feitos pela reportagem na tarde de ontem.    O primeiro ocorreu às 15h57. Uma motociclista ficou do lado de um vendedor de picolé. Outro quase se envolveu em um acidente, ao se arriscar e entrar na frente de um carro que trafegava no sentido Praia do Canto. Por sorte, escapou.

Risco

Um  registro que revela o risco que alguns condutores de motocicletas assumem é o de motociclistas flagrados  “empinando” motos. 

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), 385 condutores foram autuados por fazer “malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda”, entre janeiro e setembro deste ano. Em 2020, no mesmo período, 278 foram  autuados por esse motivo.

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil motoristas são multados por manobras proibidas nas ruas

SAIBA MAIS
ALGUMAS INFRAÇÕES


Vitória

- Avançar o sinal vermelho do semáforo - 1.637

- Transitar pela contramão em  vias com sinalização de sentido único - 433 

- Executar conversão à esquerda em local proibido- 417 

- Executar conversão à direita  em local proibido - 254

- Transitar em calçadas, passeios e passarelas- 93 

Serra

- Executar conversão à esquerda em local proibido- 1.191

- Transitar pela contramão em vias com sinalização de sentido único - 909

- Avançar o sinal vermelho do semáforo - 323

- Executar conversão à direita em local proibido - 254 

- Transitar em ciclovias e ciclofaixas - 140

Vila Velha

- Avançar o sinal vermelho - 343

- Transitar pela contramão com sinalização de sentido único - 336 

- Estacionar em desacordo com a regulamentação / rotativo - 1.973 

- Estacionar em local/horário proibidos pela sinalização - 1.857

- Estacionar em desacordo com a regulamentação / ponto ou vaga de táxi - 644

Cariacica

- Transitar pela contramão em vias com sinalização de sentido único - 431 

- Avançar o sinal vermelho do semáforo - 200

- Transitar com veículos em marcas de canalização -130 

- Transitar pela contramão em  vias de duplo sentido - 46

- Executar retorno em local proibido pela sinalização - 40

Fonte: Prefeituras citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: