Convento e instituto se unem para levar educação ambiental à Festa da Penha
Espetáculo tecnológico e inédito no Estado é a atração principal do evento
Escute essa reportagem
O meio ambiente e a sustentabilidade vão ser atrações especiais na Festa da Penha deste ano. Os temas serão discutidos pelo programa Ecos do Convento, que vai levar ações de educação ambiental para o evento religioso, com um espetáculo tecnológico inédito “Gaya Experience”, entre os dias 14 e 17 de abril.
LEIA TAMBÉM
Veja a programação da Festa da Penha para esta sexta-feira
Festa Da Penha: veja quais ruas serão interditadas em Vila Velha
A exibição é uma imersão criativa nas belezas do Planeta Terra para uma reflexão sobre os cuidados com a natureza e começou às 10 horas desta sexta-feira (14). O evento vai até às 20 horas do dia 17 de abril, com apresentações a cada 10 minutos.
De acordo com a produção, a atividade é totalmente gratuita e marca o relançamento do projeto de Educação Ambiental Permanente, realizado no Convento da Penha ao longo do ano.
Todas as atividades vão acontecer em uma megatenda do Ecos da Floresta, que tem uma estrutura de 400 m², montada no parque da Prainha. A estimativa da organização é que cerca de 16 mil pessoas visitem o local durante esse período de três dias.
Neste espaço, além do espetáculo, também acontecerão ações de promoção da sustentabilidade e de preservação do meio ambiente.
ECOS DO CONVENTO
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA) em parceria com o Convento da Penha, e receberá estudantes de escolas públicas e privadas, e visitantes de todo o estado.
“Esse projeto procura resgatar aquilo que nós temos de mais essencial nas nossas vidas, sobretudo aquilo que nós temos na espiritualidade franciscana, que é o cuidado com a mãe terra”, destaca o Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha.
O objetivo é aproveitar a visibilidade do evento para chamar a atenção das pessoas para a importância da Educação Ambiental, mostrando alternativas de preservação do meio ambiente no dia a dia, e chamando a atenção do público sobre a importância de atitudes individuais sustentáveis.
“Será um espaço criativo, inovador, que de forma lúdica e atrativa os visitantes terão uma experiência diferente e serão estimulados a refletirem sobre as suas atitudes cotidianas e assumirem um compromisso individual com a nossa mãe terra, nesse momento tão bonito de união, cultura e espiritualidade”, explica a presidente do IBA, Karina Nolasco.
O Projeto de Educação Ambiental Permanente
O Ecos do Convento é um projeto de Educação Ambiental Permanente, coordenado e executado pelo IBA, interlocutor autorizado pela Província Franciscana do Brasil a utilizar o espaço do Convento da Penha para promover ações de Educação Ambiental.
O programa está sendo relançado este ano, durante a Festa da Penha. Ao longo do ano, no entanto, são previstas diversas ações no Convento, como a implementação do grupo de educadores ambientais, realização de oficinas, palestras, dias de campo, visitas de grupo monitoradas, entre outras atividades.
Serviço
Período de atividade: de 14 a 17 de abril;
Horário de funcionamento da megatenda: das 10h às 20h;
E-mail para agendamento de grupos: [email protected];
Apresentações de 10 minutos de duração.
Comentários