X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Como evitar brigas com texto mal escrito no WhatsApp

| 09/02/2020 18:29 h | Atualizado em 09/02/2020, 19:08

Hiasmine Santiago e Mirian Dias estão sempre atentas à forma como escrevem suas mensagens no WhatsApp.
Hiasmine Santiago e Mirian Dias estão sempre atentas à forma como escrevem suas mensagens no WhatsApp. |  Foto: Dayana Souza/AT

Atualmente, a comunicação entre as pessoas se tornou mais prática com a chegada dos aplicativos de conversa, como o WhatsApp. Só que essas mensagens podem ser interpretadas de diferentes maneiras, já que não há como ter certeza de que o leitor vai captar o tom certo do que foi escrito.

Falta de pontuação, textos que apresentam mais de um entendimento e palavras escritas erradas podem gerar má interpretação, confusão e até brigas. Para escapar desses problemas, especialistas da área dão dicas de como evitar os textos mal escritos.

O professor de português e colunista de A Tribuna Jerry Tononi explicou que existem frases que podem até causar triplo sentido. “Um exemplo seria: 'Cecília, José procurou Maria na sua casa'. Tenho três sentidos, porque não fica claro de quem é a casa”, explicou.

O professor esclareceu que quando se tem uma comunicação escrita há dois níveis, o da compreensão, que é entender o que realmente está escrito, em que os erros de português – a palavra escrita errada – podem atrapalhar; e o nível da interpretação, que é entender o sentido da frase.

A professora de Português Aurelia Pedroni ressalta que a rapidez em mandar a mensagem pode atrapalhar a compreensão e causar discussões.

“Como a comunicação por WhatsApp é bem rápida, as pessoas vão digitando e enviando as mensagens e a pontuação, por vezes, fica a desejar. Cabe a outra pessoa descobrir, pelo contexto, o que o outro quis dizer, o que pode acontecer de forma equivocada.”

A funcionária pública Hiasmine Santiago, 27, e a designer de interiores Mirian Dias, 37, contaram que estão sempre atentas para não errarem na digitação, mas que já receberam mensagens que causaram constrangimentos.

“Sempre que não entendo, tento devolver para a pessoa, repetindo o que ela falou para eu verificar se está correto”, contou Hiasmine.

O professor de Redação Renan Andrade destaca que um dos problemas nos textos das redes sociais pode ser a letra maiúscula.

“Uma pessoa que digita toda a mensagem em caixa alta parece agressiva, autoritária para outras pessoas.”

Segundo a psicóloga Débora Monteiro, o melhor para evitar brigas é sempre perguntar se não entendeu ou se achou ofensivo.

Saiba mais

Evite letras maiúsculas

É preciso ficar atento às letras maiúsculas. Nas redes sociais, quando uma palavra é escrita toda dessa forma, significa que a pessoa quer ressaltar aquela palavra e pode ser uma situação positiva.
No entanto, em meio a uma briga ou discussão, uma frase toda em letras maiúsculas dá um sentido mais agressivo, de grito.

Risadas disfarçada

O uso do “kkkk” significa uma risada. Mas, às vezes, as pessoas falam alguma coisa mais dura e colocam uma risada ao final, para que aquilo não pareça tão agressivo, ou enfático, mas na verdade ela está falando sério, o que pode gerar uma dupla interpretação e confusões.

A risada acaba servindo para suavizar um pouco o discurso, mas pode ter outra interpretação.

Seja claro

O uso da ambiguidade, ou seja, a frase que pode ter dois sentidos, pode resultar na má interpretação da mensagem.

É importante lembrar que toda comunicação estabelece uma finalidade, uma intenção para com o interlocutor. Para que isso ocorra, a mensagem tem de estar clara, precisa e coerente.

A falta da pontuação adequada na mensagem faz com que a outra pessoa interprete da forma que ela entende ser a correta, o que pode gerar constrangimento e confusão, já que ela não sabe se é uma pergunta, uma frase exclamativa ou mesmo se a vírgula está no lugar correto.

Mensagem para a pessoa certa

Como é muito dinâmico e dá para conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, pode acontecer de se enganar com o destino da mensagem. Então, antes de enviar, é importante se certificar de que a mensagem é para pessoa correta. O erro pode ser constrangedor.

Não entendeu, pergunte!

Um dos princípios básicos para evitar brigas é tirar dúvida se não entender o que a outra pessoa escreveu. Uma estratégia é escrever o que você realmente entendeu e perguntar se é aquilo mesmo.

Fontes: Especialistas consultados.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS