Como as cores podem ajudar a melhorar visual e humor
Usadas de forma estratégica, elas ajudam em uma entrevista de emprego, uma reunião e até em um primeiro encontro
Escute essa reportagem
Nem precisa ser ligado à moda para perceber: as cores comunicam mensagens e influenciam sensações. Tanto que a arquitetura, a publicidade e o cinema as utilizam como recurso fundamental. A boa notícia é que é possível repaginar o visual e melhorar o humor com o poder das cores.
Usadas de forma estratégica, elas podem ajudar em uma entrevista de emprego, em uma reunião importante e, até mesmo, em um primeiro encontro.
A consultora de imagem e estilo Tati Arruda aponta que existem pesquisas que estudam o tema, em áreas como a psicologia das cores. A especialista explica que as cores e suas diferentes formas influenciam o humor, as emoções, os sentimentos e os desejos.
“São estudos amplamente utilizados na publicidade, na moda e na arquitetura. Já parou para pensar que, quando acordarmos em um dia cinza e chuvoso, nasce um desejo de colocar uma roupa colorida para alegrar? E quando precisamos passar uma mensagem de mais sobriedade e seriedade, buscamos cores escuras e opacas?”.
Já a consultora de análise de coloração Luiza Caser defende que as cores são uma forma de comunicação capaz de transmitir diferentes mensagens e, por isso, é importante utilizá-las intencionalmente, considerando o impacto que elas podem causar ao redor.
“As cores têm influência na harmonia entre o tom de pele, os olhos e os cabelos, o que é analisado na consultoria de coloração pessoal. As cores certas podem iluminar e trazer um aspecto mais saudável para o rosto, amenizando olheiras, manchas e linhas de expressão, além de evidenciar a beleza da pessoa”, ressalta.
O interesse predominante das mulheres ao realizarem a análise de coloração pessoal é descobrir as cores que favorecem o tom de pele, aprender a combiná-las com mais facilidade e sair da monotonia das cores neutras, conta a consultora de imagem e estilo Marcela Gobbo.
“As cores nos causam diferentes emoções e sentimentos, sendo possível alterar o nosso humor. O intuito da análise de coloração pessoal é permitir que todos se vistam de forma autêntica e se sintam livres para ter mais confiança e felicidade, gerando assim uma sensação de bem-estar”, observa Marcela.
| FIQUE POR DENTRO - Ponto de partida é harmonia com a pele
Análise de coloração pessoal
O teste de coloração pessoal tem como ponto de partida a harmonia das cores com a pele das pessoas. Para isso, se utiliza da teoria das cores, avaliando o efeito das dimensões de cada uma na pele do rosto, especificamente.
Com a análise cromática, faz-se uma sequência de testes que permitem entender como a pele e os demais traços vão responder às variações. Durante o teste, há a comparação dos efeitos das cores em busca da harmonia.
Uma pessoa com um subtom de pele mais amarelado, por exemplo, vai harmonizar melhor com cores quentes e, se usar cores muito azuladas, pode ficar com um aspecto acinzentado.
Da mesma forma, cada pessoa pode harmonizar melhor com as cores intensas ou com as cores suaves, assim como com as cores claras ou escuras.
A análise de coloração pessoal considera, então, a temperatura, a saturação e a profundidade das cores.
Tons quentes
A paleta com tons quentes, saturados e claros, que reflete cores como laranja, amarelo e vermelho, é a indicada para a atriz Grazi Massafera. Em 2020, ela fez a análise de coloração pessoal e descobriu que é “Primavera Pura”.
“Inverno Profundo”
Dimensões profundas e frias de azul, verde, rosa e roxo estão entre as melhores cores para a atriz Juliana Paes, representante da cartela “Inverno Profundo”. A carioca fez a análise de coloração pessoal em 2021. O vídeo está disponível no YouTube.
Cores fechadas
A premiada atriz americana Zendaya, conhecida pela série “Euphoria”, é representante da cartela de cores “Outono Profundo”. Cores mais fechadas, em tons pouco vibrantes, como verde escuro e marrom, são as melhores escolhas para ela.Você sabiaO significado das cores está totalmente relacionado ao contexto cultural em que elas são utilizadas. Por mais que existam significados comumente associados a cada uma, a simbologia das cores pode variar culturalmente.
Comentários