Clima de eleição em Jardim Camburi, maior bairro do Estado
Duas chapas disputam a liderança do bairro neste domingo. Moradores deram sugestões para candidatos
Escute essa reportagem

Jardim Camburi, o maior bairro do Estado, com quase 70 mil moradores, vai escolher no próximo domingo (29) o seu novo líder comunitário. A disputa está entre a Chapa 1, liderada pelo ex-jogador de futebol de areia Bruno Malias, e a Chapa 2, encabeçada pelo sargento da Polícia Militar Harley Gláucio.
Moradores do bairro apresentaram as suas demandas, indicando melhorias e soluções urgentes. Para a servidora pública Maria Ivonete Bezerra, 55 anos, a mobilidade urbana precisa de melhorias.
“Precisamos de ciclovias com acesso seguro ao calçadão, melhorias na sinalização e, claro, ações de educação dos motoristas, para respeitarem os espaços de todos”.
A esteticista Sandra Gondouin, 51 anos, chama atenção para a limpeza urbana. “Precisamos que tomem iniciativa com relação aos resíduos produzido pelos food trucks nas praças. Tem dias que caminho no meio do lixo”.
Já o aposentado Emilino Azevedo, 79 anos, reclama da insegurança no bairro. “No prédio onde eu moro tentaram roubar uma bicicleta. A gente acompanha o noticiário. Temos medo”.
Bruno Malias destaca a construção da política no bairro por meio do diálogo com a população e com as instituições.

“Queremos um bairro ideal para as famílias, com respeito aos idosos e participação da população, empresários e também dos jovens”.
Harley Gláucio também destaca a importância da participação coletiva para a construção política em Jardim Camburi.
“Vamos trabalhar para que a comunidade de Jardim Camburi promova ações conjuntas que demonstrem a grandeza populacional do bairro”, afirmou.
A presidente da Comissão Eleitoral, Luciana Oliveira, destaca a necessidade de participação dos moradores no processo. “Somos o maior colégio eleitoral do Estado, mas somente 2 mil pessoas participaram da última eleição”, observou.
Proposta dos candidatos

Chapa 1
Mobilidade
Aumento da frota de ônibus que circula pelo bairro, conclusão de obras estruturantes na av. Norte-Sul, construção de ciclovia e correção de fluxo no trânsito no entorno da praça Nilze Mendes.
Cultura, esporte e lazer
Construção de uma guarderia, criação de espaços esportivos, instalação de multiestações na av. Norte Sul, além de realização de eventos culturais, atividades de lazer e de participação social e fortalecer atividades econômicas, turísticas de lazer e entretenimento na região.
Saúde e educação
Ampliação da unidade de saúde, instalação de um pronto atendimento 24 horas, trazer a estratégia da Saúde da Família, monitorar a estrutura física das unidades e escolas e zerar as filas de espera nas escolas e creches.
Segurança
Manter as ações ostensivas, mas também buscar investimentos em tecnologias e garantir a ocupação das famílias nos espaços do bairro.

Chapa 2
Mobilidade
- Melhorias na fluidez do trânsito, realização de campanhas educativas, ampliação da frota de ônibus, faixas elevadas para redução de velocidade e retirada das provas do Detran do bairro.
Cultura, esporte e lazer
- Melhorias e ampliação dos espaços de lazer, retorno da festa junina da Associação Comunitária, realização de competições esportivas no Atlântica Parque.
Saúde e educação
- Zerar o déficit de vagas nas creches, implementar cursos profissionalizantes na Escola Estadual Renato Pacheco, ampliação da unidade básica e construção de uma nova e trazer a estratégia de Saúde da Família.
Segurança
- Recomposição do efetivo da 12ª Companhia Independente da PMES, ampliar o Projeto Rede Comunidade Segura, capacitação de porteiros e funcionários dos condomínios e ampliar a Guarda Municipal no bairro.
Fontes: Chapa 1 (Bruno Malias) e Chapa 2 (Harley Gláucio).
Comentários