Cinco maiores desafios dos casais na vida moderna
Pesquisa aponta que falta de tempo e excesso de rede social são as dificuldades que mais têm incomodado nos relacionamentos
Escute essa reportagem

Estar em um relacionamento é como montar um quebra-cabeça: é preciso paciência, perseverança e colaboração mútua, segundo especialistas. Só que há desafios que podem atrapalhar esse “jogo de encaixe”.
Mas o que tem atrapalhado os relacionamentos? Casais do Estado listaram, em pesquisa feita pelo Projeto de Pesquisas do Curso de Administração da UVV, em parceria com A Tribuna, os cinco maiores desafios que enfrentam na atualidade.
Falta de tempo como casal e excesso de rede social foram apontados pelos entrevistados, com 73,8% e 72,8%, respectivamente, como dificuldades que mais têm incomodado nas relações.
Conflitos com familiares e parentes (58,1%), insatisfação com a frequência sexual (47,5%) e não saber ceder (41,3%) também estiverem no topo da lista. Foram ouvidas 320 pessoas, entre os dias 29 e 31 de maio.
“A pesquisa aponta justamente o que vem acontecendo: excesso de redes sociais, falta de tempo e dificuldades que o casal enfrenta por causa do trabalho. Também chamou a atenção os conflitos com a família”, afirma o professor e coordenador da pesquisa, Fabrício Nunes Azevedo.
A psicanalista, terapeuta de casal e sexóloga Lucimei Couto acredita que conseguir tempo de qualidade depende, exclusivamente, da prioridade do casal. “Sempre recomendo que os casais tirem um tempo periódico, específico e planejado para se recarregar como casal”.
Para o psicólogo Alexandre Brito, é fundamental que os casais saibam administrar o tempo juntos.
“É preciso estar presente não apenas fisicamente, mas dando atenção ao outro e investindo na relação. Hoje em dia, dar atenção e se fazer presente são verdadeiros gestos de amor”, destaca.
A psicóloga e sexóloga Marcelle Paganini frisa que o casal precisa compreender, por exemplo, como o excesso de rede social impacta a relação. Ela afirma que o assunto é tema recorrente entre os seus pacientes.
“Geralmente, o problema é justamente em um não perceber o quanto isso impacta, por conta do outro não saber se fazer entendido. Com diálogo e disposição, um casal consegue tudo”.
Momentos a dois
Prestes a completar oito anos de casados, a advogada Ellen Karla Peixoto, de 27 anos, e o inspetor de qualidade Halison Ramos, 31, precisaram lidar com as divergências de opiniões logo no início do casamento. “Precisamos ter a consciência de que estamos em um casamento para fazer o outro feliz. Cada um fazendo o outro feliz, os dois serão felizes”.
Com um filho de 6 anos, o casal teve de enfrentar, durante cinco anos, a falta de tempo. “O Halison, muitas vezes, teve de dormir no trabalho, fazer horas extras, até nos finais de semana”. Agora, o casal trabalha junto e sempre prioriza ter tempo a sós. Eles também ministram cursos para casais na igreja.
Leia mais
Clima de festa junina nas padarias!
Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais
Viagens e gestos
Com personalidades, costumes e temperamentos diferentes, a psicóloga Kássia Almondes, de 27 anos, e o analista de comunicação Juliano Araújo, 30, afirmam que saber lidar com todas essas divergências para ter um lar harmonioso é um desafio.
“Os atritos acontecem, mas, no final, as coisas se alinham e tiramos como lição”, afirma Juliano. Com quatro anos de relacionamento e um ano de casados, eles usam algumas estratégias para manter o romantismo. “O final de semana é nosso e sempre buscamos viajar. Temos alguns gestos do cotidiano que são pequenos atos que demonstram o cuidado e carinho um pelo outro”, explica.
Fique por dentro
A pesquisa
Foi elaborada em parceria com o Projeto de Pesquisas do Curso de Administração da UVV, entre os dias 29 e 31 de maio.
O levantamento foi feito pela internet. Foram ouvidas 320 pessoas, sendo 64,4% mulheres e 35,6% homens.
O estudo foi feito com pessoas acima dos 20 anos. A maioria dos entrevistados (47,2%) tinha entre 31 e 50 anos.

Saiba mais
Para a pesquisa ser feita, psicólogos e terapeutas de família listaram os 20 desafios que os casais mais abordam em consultório e acabam sendo incômodos no relacionamento. Com esse levantamento feito pela reportagem de A Tribuna junto aos profissionais, a UVV fez a pesquisa. Além dos cinco desafios mais apontados, outros 15 faziam parte do levantamento:

Comentários