Cidade do ES foi o lugar onde mais choveu no país nas últimas 24 horas
Município capixaba registrou mais de 164 milímetros de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia
Escute essa reportagem
A cidade de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, foi o lugar que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas no Brasil, segundo a medicação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município registrou, até a manhã desta segunda-feira (19), 164,2 milímetros de chuva (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado).
A chuva forte provocou alguns deslizamentos de terra em bairros do município e deixou em alerta os moradores por conta da elevação do nível do rio Cricaré, que corta a cidade.
☔#Chuva: Confira os maiores volumes registrados em 24h, até as 8h de hoje (19), pelo #INMET:
— INMET (@inmet_) December 19, 2022
🌧️Nova Venécia (ES): 164,2 mm
🌧️São Mateus (ES): 116,8 mm
🌧️Campo Grande (MS): 90,6 mm
🌧️Itajaí (SC): 78,2 mm
🌧️Ariranha (SP): 67,0 mm
O segundo município onde mais choveu no Brasil foi São Mateus, no Norte do Espírito Santo, onde o volume registrado no mesmo período foi de 116,8 milímetros pela medição feita pelo instituto.
Em São Mateus, a chuva causou a erosão em um trecho da pista no quilômetro 71,5, da BR-101, interditou totalmente o trânsito para os veículos na madrugada desta segunda.
Ainda no município, a ponte que dá acesso a Guriri foi interditada depois de apresentar instabilidade.
Municípios do Norte do Estado também registraram ocorrências de deslizamento de terra.
Até o momento, 17 pessoas estão desalojadas (foram para casa de amigos e familiares) em Pedro Canário e outras duas ficaram desabrigadas (precisaram buscar abrigo com governo) em Água Doce do Norte.
O Inmet emitiu dois novos alertas de chuva forte para cidades do Espírito Santo a partir da tarde desta segunda. O volume de chuva pode chegar a 100 milímetros e estão previstos ventos de até 100 km/h.
Leia mais: ES recebe alertas de chuva forte, alagamento e ventos de até 100 km/h
BR-101 no ES é totalmente interditada em dois trechos. Veja quais
Comentários