X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Cadernos do Enem a partir desta quinta-feira em A Tribuna

Os fascículos com questões de provas de anos anteriores virão encartados sempre às terças e quintas-feiras


Ouvir

Escute essa reportagem

Daqui a pouco mais de um mês, os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova que é a porta de entrada para o ensino superior.

Nesta reta final, para ajudar os alunos que estão na preparação para o exame, o jornal A Tribuna publica, a partir desta quinta-feira (28), um caderno de simulados com questões do Enem de anos anteriores.

Os materiais vão contemplar as quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os fascículos serão publicados até o dia 26 de outubro, sempre às terças e quintas-feiras, divididos por temas. A iniciativa do jornal A Tribuna ocorre em parceria com o Pazzei, plataforma educacional, e conta com o patrocínio da Multivix e do Sicoob.

O Enem é o passaporte para diversos programas de bolsas, como o ProUni. A Multivix, por exemplo, oferta mais de três mil bolsas pelo programa.

“Nos orgulhamos de ser um apoiador deste projeto de A Tribuna, que dá a verdadeira importância ao Enem, já que o exame é uma porta de entrada para a realização de grandes sonhos, como uma faculdade”, destaca o diretor-executivo do Grupo Multivix, Tadeu Penina.
Para a doutora em Educação e diretora do Centro Educacional Sonho Meu (Cesm), Edna Tavares, o Enem tem um grande impacto e importância na trajetória dos estudantes de todo o Brasil.

“A Tribuna prepara todos os anos um material de excelência que contempla todos os alunos, de todas as classes sociais. Os fascículos são um material rico, contextualizado, e servem como suporte potente para quem está se preparando para o Enem. O material tem linguagem simples, clara e direta, o que facilita e estimula o aluno”, observou.

Edna ressaltou ainda que os fascículos também são importantes para os professores. “Usando os fascículos do Enem como ferramenta de estudo, os alunos podem ter um desempenho diferenciado e obter resultados surpreendentes”.

O diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Álvaro Luiz Martini Gonçalves, ressalta que ao longo do ano, os alunos da instituição realizam simulados para o Enem, oficinas de redação, projetos de internacionalidade e olimpíadas de conhecimento.

“Nós os preparamos para que alcancem seus objetivos. Responder a um simulado como este proposto pelo jornal A Tribuna é mais uma fonte de treinamento”.

Álvaro Gonçalves, diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha

Imagem ilustrativa da imagem Cadernos do Enem a partir desta quinta-feira em A Tribuna
Bianca Sartoretto, Pedro Miguel Tinoco e Letícia Gualtieri |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Acesso mais fácil aos conteúdos

Os estudantes Bianca Sartoretto, Pedro Miguel Tinoco e Letícia Gualtieri, de 17 anos, da 3ª série do ensino médio do Colégio Marista, já estão habituados a fazerem simulados como forma de preparação para o exame.

“Nós temos acesso frequente, aqui na escola, a diversos simulados. Só que nem todos têm esse acesso com tanta facilidade. E com a publicação em A Tribuna, desses materiais, qualquer estudante do Estado poderá ter acesso. É um tipo de material que auxilia muito”, diz Pedro.

Para Letícia, fazer simulados periodicamente auxilia a passar no exame. “Acho muito importante fazer simulados, porque, querendo ou não, o Enem carece de prática e resistência”, afirmou.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.

Ao todo, o Enem conta com quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa.

Os gabaritos têm previsão de serem divulgados dia 24 de novembro. Os resultados finais devem sair dia 16 de janeiro de 2024.

Fascículos
Serão nove simulados publicados no jornal até o dia 26 de outubro.
Nesta quinta-feira (28): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
3/10: Ciências Humanas e suas Tecnologias.
5/10: Matemática e suas Tecnologias.
10/10: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
12/10: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
17/10: Ciências Humanas e suas Tecnologias.
19/10: Matemática e suas Tecnologias.
24/10: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
26/10: Revisão.
Fonte: A Tribuna e Inep.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: