X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aposentado de 70 anos bate recorde de pedaladas


Todas as manhãs, o bancário aposentado Luiz Carlos Costa Kramer, de 70 anos, pega uma bicicleta compartilhada e pedala 20 quilômetros por dia na orla de Camburi, na capital. O hábito fez com que ele virasse o recordista de viagens com a Bike Vitória, com 649, no ano passado.

Em um ano, o aposentado percorreu 7.300 quilômetros com a bicicleta, o equivalente a passear por todo o litoral brasileiro.

Luiz Carlos, que mora no Bairro República, contou que utiliza a bike por lazer e como atividade física. Acorda todos os dias às 5 horas, toma o café da manhã e parte para a praia, onde aluga a bicicleta.

Se não encontra o equipamento na praia, procura na praça do bairro, onde há um ponto de aluguel. O percurso dele é entre o Atlântica Parque e a estátua de Iemanjá, na Praia de Camburi. Ele vai e volta duas vezes.

“Eu pedalo há 50 anos. Saio com a bicicleta todos os dias, só não vou se estiver chovendo forte. Antigamente eu ia até a Praça do Papa, mas agora prefiro ficar na praia, por conta da segurança”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Aposentado de 70 anos bate recorde de pedaladas
|  Foto: Dayana Souza/AT

O aposentado está cadastrado no Bike Vitória desde março de 2017. Ele disse que tem uma bicicleta em casa, mas prefere usar as do sistema compartilhado.

“A manutenção delas é bem melhor, elas são confortáveis. Os pneus estão sempre calibrados, não tenho problemas”.

As bicicletas do Bike Vitória podem ser alugadas com passe diário, mensal, anual ou com cartão de transporte. Cada viagem pode durar até 1 hora e depois disso a bicicleta deve ser recolocada em algum ponto. O usuário pode usar a mesma bicicleta 15 minutos depois.

“Eu uso um cronômetro que me avisa quando deu 1 hora de viagem. Enquanto eu espero os 15 minutos, faço exercícios. Me sinto muito disposto e bem menos estressado. Inclusive perdi peso, oito quilos”, relatou o aposentado.

O Bike Vitória já ultrapassou 965 mil viagens realizadas e o Bike Kids, mais de 16 mil. Com esse total, deixaram de ser emitidas mais de 350 mil toneladas de gás carbônico ao não usar veículos.
No total, são 30 estações: 27 para adultos e três para os pequenos (Bike Kids). No ano passado, foram registradas cerca de 258 mil viagens, incluindo as realizadas com as bicicletas infantis, que foram em torno de 6.300.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: