Adoção temporária para salvar animais
ONGs selecionam voluntários para cuidar de animais que precisam de atenção enquanto não encontram lar definitivo
Escute essa reportagem
O abandono de animais é uma realidade no Brasil. Diante dessa situação, diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) da Grande Vitória aderiram a uma prática de acolhimento que tem chamado a atenção da população: os lares temporários.
O movimento ocorre quando voluntários assumem a função da adoção por um período de tempo, ou seja, acolhem um animal até que ele seja adotado ou tenha espaço em algum abrigo.

Marina Mello, voluntária e organizadora da ONG Patinhas Carentes, explica como funciona essa prática. “Ela é voltada para animais que precisam de atenção por mais tempo como, por exemplo, filhotes que precisam mamar de três em três horas, animais que estão muito debilitados ou quando estamos sem espaço físico”.
A ativista da causa animal Julia Duarte destaca que não existem regras formalizadas sobre a adoção temporária. “Geralmente, são voluntários que se solidarizam com algum resgate”.
Julia cita algumas recomendações na hora de avaliar um lar temporário para o animal. “É importante ir antes no local onde o animal vai ficar para ver se é seguro, salubre, sem riscos de fuga e se a pessoa poderá dar os medicamentos na hora certa”, lembra.
Ilana Bernardina Néspoli é uma das voluntárias que concede lar temporário para quase 30 animais, entre cachorros e gatos. Para manter sua iniciativa, recebe doações, faz rifas e banca os custos do próprio bolso quando não encontra ajuda. Eduarda Groner também abriga os animais.

Outra voluntária é a administradora Patrícia Novaes, que ofereceu, junto com seu filho Pedro, lar temporário à yorkshire Meg e à siamesa Cacau antes da adoção permanente pela psicopedagoga Nina Mafora, 55 anos. “Para mim, a causa animal é muito pessoal. Sempre cuidei de animais”.
Patrícia conta que o intuito da prática é oferecer uma casa para os animais serem acolhidos até a chegada de uma família ideal.
Ongs que ajudam animais:
Vira Lata Vira Luxo
A ong é voltada para cães em situação de rua.
Local: Serra.
Contato: (27) 99944-9521.
Patinhas Carentes
Desde a fundação da ong, há 10 anos, a prática é adotada.
Local: Vitória.
Contato: [email protected].
Grupo Gatinhos Pedra da Cebola
Fundado em 2018, o grupo depende do lar temporário para gatos em situação de socialização.
Local: Vitória.
Contato: [email protected].
Projeto Patas do Canto
Local: Vitória.
Contato: Instagram @patasdocanto.
Comentários