88 anos jornal A Tribuna: Café, pão e notícias nas padarias
Estabelecimentos do Espírito Santo mantêm o jornal entre os produtos oferecidos aos clientes e acompanham relação que atravessa gerações
Antes mesmo do dia ganhar movimento nas ruas, o café começa a passar, o pão sai quentinho do forno e alguns clientes já sabem exatamente o que vão pedir. Para muita gente, porém, a compra da manhã não envolve apenas o pão e o café. Junto vai também um exemplar de A Tribuna.
Há décadas, padarias do Espírito Santo mantêm o jornal entre os produtos oferecidos aos clientes e acompanham uma relação que atravessa gerações.
Em 88 anos, A Tribuna registrou nas páginas mudanças no cotidiano e acontecimentos que marcaram o Espírito Santo, o Brasil e o mundo. Em algumas padarias, o jornal também passou a fazer parte de outra história: a dos pequenos rituais de cada manhã.
Em Jardim Camburi, a relação da Padaria Pão Francês com A Tribuna acompanha toda a história do estabelecimento. A proprietária Angélica Ferraz Batista está à frente do negócio há 24 anos e conta que o jornal é vendido desde a abertura da padaria.
Durante a semana, há clientes que já têm o hábito tão incorporado à rotina que, quando não conseguem buscar o jornal no horário habitual, pedem para que o exemplar seja guardado.
“Tem clientes que compram o jornal há mais de 20 anos. Quando eles não vêm, a gente guarda. Às vezes, até os parentes vêm buscar”, conta Angélica.
Na Padaria União, no bairro Paul, em Vila Velha, o jornal também já virou parte da rotina de clientes antigos. O gerente Cleber Alves da Silva, que trabalha no estabelecimento há 20 anos, conta que A Tribuna já era vendida por lá quando ele chegou.
Nesse período, ele acompanhou diferentes fases do jornal e também histórias dos leitores. Algumas ficaram na memória pelas promoções realizadas ao longo dos anos. “Já tivemos clientes que participaram de promoções e ganharam prêmios, como televisão e bicicleta”, conta.
A padaria começa a funcionar às 5h30, e não é raro, segundo Cleber, o cliente aparecer logo pela manhã para buscar o exemplar.
“Temos clientes que já chegam batendo na porta pedindo pelo jornal. É uma parceria fiel entre a padaria e o cliente, que sabe que vendemos o jornal e não vem procurar só pelo pão quentinho, mas também pelo impresso”.
Saiba Mais
História
- Único jornal diário impresso de grande circulação no Espírito Santo, A Tribuna começou sua história em 22 de setembro de 1938.
- 2 de fevereiro de 1987: O jornal circula pela primeira vez no formato tabloide. Em 1995 circulou pela primeira vez em cores.
- Em 2017: O jornal lança o portal Tribuna Online e amplia a propagação das informações do impresso às plataformas digitais.
Experiências
Clientes assíduos
Em Tucum, Cariacica, Heliane Tonon Nunes, proprietária da Padaria Pão de Minuto, acompanha há mais de 20 anos a história de A Tribuna.
Ela relata que, apesar de todas as transformações dos últimos anos, com a chegada da internet e a mudança nos hábitos de consumo de informação, há clientes que não abrem mão de todos os dias adquirirem o exemplar do jornal logo pela manhã.
“Há dias que clientes procuram pelo jornal e não tem mais exemplares; enquanto outros pedem para a gente guardar o exemplar do dia seguinte”.
Leitor antigo
O aposentado Marildo Thomazini, 63, conta que aproveita a ida à padaria para se inteirar dos assuntos pelo jornal A Tribuna.
O esporte é um dos assuntos que mais chamam sua atenção – especialmente o futebol e o Flamengo, time para o qual torce –, mas as notícias sobre política e economia não ficam de fora. Leitor antigo, ele conta que já participou de inúmeras promoções. “Já coloquei muitos cupons para concorrer aos carros”.
Bem informado
O ambulante André Barbosa Coelho, de 49 anos, trabalha ao lado de uma padaria e aproveita para se manter informado por meio das páginas do jornal A Tribuna.
Ele conta que praticamente todos os dias acompanha o jornal e percorre diferentes assuntos, com atenção especial para esporte, política e polícia.
“Todo dia eu leio o jornal. Há muito tempo acompanho A Tribuna”, contou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários