15 mil vagas para exames e consultas com especialistas
A partir de agosto, cardiologistas e urologistas vão atender moradores de Vitória no centro municipal, no bairro Santo Antônio
Escute essa reportagem
A partir de agosto, moradores de Vitória terão acesso a exames e consultas nas especialidades de cardiologia e urologia no Centro Municipal de Especialidades, no bairro Santo Antônio.
Por meio de um convênio com duas empresas, serão ofertados 13.382 consultas e exames de cardiologia e 2.226 procedimentos em urologia, entre eles, a cirurgia de vasectomia. No total, serão oferecidas 15.608 consultas e exames nessas duas especialidades.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, explicou que as duas especialidades ofertadas foram escolhidas a partir de um ranking das áreas que mais possuíam pessoas na fila de espera.
A Prefeitura de Vitória abriu a quantidade de vagas de modo que as pessoas que estão na fila, já cadastradas na rede de saúde do município, sejam integralmente atendidas e ainda sobrem vagas para novos atendimentos.
“Nosso objetivo é garantir mais qualidade de vida à população e dar celeridade a esse processo. As pessoas estão na fila há muito tempo, e isso causa uma piora na gravidade dos casos”, disse.
Leia mais:
Mutirão para renegociar dívidas com bancos e lojas a partir desta segunda no ES
Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra covid-19
Com investimento de R$ 2,6 milhões de recursos próprios da prefeitura, a secretária reforça que os exames dessas especialidades são de média complexidade e não eram ofertados há cerca de oito anos no município.
O morador que necessitar de algum procedimento deve, primeiro, comparecer à unidade de saúde de referência na qual está cadastrado. Lá, ele será consultado pelo médico que avaliará a necessidade ou não do serviço.
Em caso positivo, o paciente será encaminhado para o Centro Municipal de Especialidades, no bairro Santo Antônio. O atendimento é exclusivo para os moradores de Vitória. A prefeitura já tem o cadastro daqueles que aguardam na fila de espera do município.
A partir da assinatura do contrato, formalizada pelo prefeito Lorenzo Pazolini, cada empresa tem até 30 dias para prestar os serviços.
“Estamos buscando antecipar esse prazo. Já temos o espaço reformado para fazer os atendimentos, com ar-condicionado, sala de espera e toda qualidade necessária. Nossa expectativa é reduzir significativamente a fila de espera em Vitória”, afirmou a secretária Magda Lamborghini.
SAIBA MAIS
Cadastro da fila de espera
Cardiologia
> 13.382 procedimentos por ano.
> 1.482 consultas.
> 5.928 ecocardiografias transtorácicas.
> 4.304 testes ergométricos.
> 1.668 holters 24 horas.
Urologia
> 2.226 procedimentos por ano.
> 1.674 consultas.
> 552 cirurgias de vasectomia.
Como conseguir?
> O atendimento é destinado aos moradores de Vitória. A prefeitura tem o cadastro daqueles que aguardam na fila de espera do município.
> Aqueles que ainda não foram mapeados pela prefeitura devem passar por consulta médica na Unidade de Saúde de referência.
> Havendo necessidade, o médico realiza o encaminhamento para a consulta ou exame especializado.
> Os atendimentos serão realizados no Centro Municipal de Especialidades, no bairro Santo Antônio.
> A secretária de Saúde de Vitória Magda Lamborghini explicou que as duas especialidades ofertadas foram escolhidas a partir de um ranking das áreas que mais possuíam pessoas na fila de espera.
Fonte: Prefeitura de Vitória
Leia mais:
Professora denunciada por conteúdo adulto exclui fotos após recomendação do Ifes
Comentários