O poder das plantas medicinais das cavernas do ES
Nova rota criada em Domingos Martins conta com passeios a 25 cavernas e visitas a propriedades com produtos artesanais
Escute essa reportagem
Domingos Martins agora conta com uma nova atração turística: a Rota das Cavernas e Plantas Medicinais. Situada na comunidade de São Floriano, o roteiro se estende por 10 quilômetros e oferece aos visitantes a chance de explorar 25 cavernas e 10 empreendimentos.
Presidente da Associação de Empreendedores e Amigos da Rota das Cavernas e Plantas Medicinais (Arcaplam), Paulo César Soncini Giera revelou que os visitantes poderão não apenas explorar as cavernas, mas também conhecer o poder de diversas espécies medicinais e aprender sobre seus usos.
“A criação da rota é resultado do esforço conjunto dos nossos empreendedores locais para promover o turismo e gerar renda para a comunidade. Assim, podemos fomentar um turismo que valorize a cultura local e traga benefícios diretos para os moradores”, comentou.
Paulo César contou também que o percurso inicia no Orquidário Chalé Verde e encerra-se no Sítio Boone, trajeto que pode ser percorrido durante todo o ano. Ao longo do caminho, pode-se explorar as cavernas da região, cercadas pela flora, pelas montanhas, por animais silvestres e cachoeiras.
atrações
Uma das principais atrações da rota é a Adega da Caverna, que abriga mais de mil garrafas de vinhos locais a uma profundidade de cerca de 30 metros.
O passeio inclui degustação de vinhos artesanais, além do contato com os sabores, com a cultura vitivinícola, com processo de fabricação de mel e, claro, com as plantas medicinais da propriedade.
Um dos donos da Adega na Caverna, Paulo César Soncini Giera disse que ervas como a canela, pata-de-vaca, fedegoso e salsaparrilha auxiliam até no tratamento de resfriados.
“São utilizadas para aliviar sintomas de resfriados e gripes, como tosse e congestão nasal. Também para aliviar dores musculares e estresse”, contou.
Segundo ele, a iniciativa despertou o interesse de diversos empreendimentos locais, com cerca de 10 negócios envolvidos na rota, incluindo produtores de mel, licores, cachaças, vinhos e artesanato.
“Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi oferecido um curso sobre o cultivo e as propriedades dessas plantas, ampliando o conhecimento dos envolvidos”.
Saiba mais
Rota das Cavernas e Plantas Medicinais
Onde: São Floriano, Domingos Martins.
Preço: Entre R$60 e R$120.
Contato: (27)99590-9894.
Além do contato com as plantas medicinais, o passeio inclui degustação de vinhos artesanais, além do contato com os sabores, com a cultura vitivinícola, com processo de fabricação de mel e com produtos feitos pela agroindústria da região.
Empreendimentos
Adega na Caverna.
Alecrim Comida Artesanal.
Cozinha Origem, Gastronomia e Café.
Delícias de Portugal.
Orquidário Chalé Verde
Pousada Aracê.
Pousadas dos Pinhos
Restaurante Águia Branca.
Sítio Boone.
Vino e Vinhos.
Fonte: Arcaplam
Ervas auxiliam até na depressão
A Rota das Cavernas e Plantas Medicinais pode ser um refúgio para aqueles que buscam nas plantas medicinais auxílio para a ansiedade e a depressão.
A terapeuta Lyara Moraes contou que no roteiro é possível encontrar diversas espécies utilizadas há séculos na medicina popular, cujas propriedades antidepressivas já foram comprovadas. Entre essas plantas, destaca-se a erva-cidreira, cultivada em quintais e facilmente encontrada na região.
“Reconhecida por seu efeito tranquilizante, ela auxilia no alívio de sintomas de ansiedade, ajudando a acalmar a mente e promovendo um sono reparador. Um chá de suas folhas frescas ou secas é um ritual simples, mas poderoso, para quem busca serenidade”, disse ela.
Lyara afirmou que não se pode deixar de mencionar o capim-limão, uma planta que cresce vigorosamente na região e é amplamente utilizada para combater tensão nervosa.
“Seu aroma cítrico, quando liberado em infusões, traz sensações de conforto e alívio quase imediatos. Muitas comunidades locais preparam chás com capim-limão como parte de sua rotina para aliviar o estresse do dia a dia”.
Para ela, a rota não é apenas um caminho por entre montanhas, é também um mergulho em saberes ancestrais e no potencial terapêutico das florestas.
Plantas como estas não substituem tratamentos convencionais, mas podem complementar abordagens integrativas, desde que haja orientação profissional.
Vinhos guardados a 30 metros de profundidade
Uma das atrações da Rota das Cavernas e Plantas Medicinais, a Adega na Caverna tem atraído visitantes. Nela, entre as pedras, debaixo da terra, garrafas de vinho são armazenadas a 30 metros de profundidade.
O casal de produtores rurais Paulo César Soncini Giera e Ana Júlia Giera contou que montou uma adega subterrânea que ostenta o título de primeira caverna liberada para acesso no Estado.
Os termômetros onde as garrafas são armazenadas marcam 12 graus. A ideia da família, há seis anos, era apenas guardar o vinho para consumo próprio. Porém, os amigos que visitaram o local acreditavam que as pessoas gostariam de apreciar a bebida dentro da caverna. Daí, nasceu um vinho diferente.
A primeira safra fabricada por eles foi levada para a adega em janeiro de 2020. Para receber os visitantes na caverna, o produtor rural precisou buscar autorização do Corpo de Bombeiros.
Comentários