X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Itaúnas: Festivais Nacionais na capital Nacional do Forró

Eventos serão realizados do dia 12 ao dia 20 de julho e ingressos já estão à venda


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Itaúnas: Festivais Nacionais na capital Nacional do Forró
Aulas e concursos de forró fazem parte das programações dos eventos |  Foto: Divulgação

Itaúnas, em Conceição da Barra, é a capital do forró pé de serra e recebe turistas de diversos lugares do mundo, apaixonados pelo ritmo e pelas festas que agitam o local. Quem quiser viver a experiência de curtir a vila na época mais badalada do ano já pode se preparar, porque os ingressos para os festivais realizados em julho já estão à venda.

O Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit) e o Festival Matrizes serão realizados do dia 12 ao dia 20 de julho, começando em uma sexta-feira à noite e terminando na manhã de domingo do fim de semana seguinte. Os passaportes para os dois eventos podem ser adquiridos pela internet, no site sympla.com.br.

Realizado desde 2001 no Bar Forró de Itaúnas e no Café Brasil, o Fenfit começou como uma forma de movimentar a vila e descobrir novos talentos do forró.

Ao longo dos anos, o festival evoluiu, ficou conhecido internacionalmente e, hoje, tem uma programação que inclui, além de concurso musical, oficinas e concursos de dança e de DJ.

“A jornada do Fenfit tem sido uma fonte de orgulho, revelando talentos que hoje brilham no cenário nacional e internacional do Forró. O festival é um pilar da cultura de Itaúnas, refletindo o espírito vibrante e a paixão pela música e pela dança, que definem nossa comunidade”, disse Juliana Oliveira de Matos, produtora do evento.

O Festival Matrizes começou em 2022 no Buraco do Tatu, casa de shows que existe na vila há quase 30 anos, e já tem atrações confirmadas para este ano. Forroçacana, Trio Xamego, Alvorada, Thaís Nogueira, Coisa de Zé e Nando Nogueira irão se apresentar no evento, que terá, ao todo, 24 shows, 15 DJs de forró, 10 aulas de forró e torneio de dança.

“Em pouco menos de um mês, já temos mais de 850 passaportes vendidos. E o festival será em julho ainda!”, comentou o idealizador do evento, Jefferson Vacari.

A grande procura por ingressos reflete, também, na busca por hospedagem. A Estalagem Vila Tânia, por exemplo, está vendendo pacotes de no mínimo quatro dias durante o período dos festivais. O valor está a partir de R$ 2.600, em acomodação para duas pessoas, com café da manhã. A tarifa pode variar de acordo com a taxa de ocupação.

História e religião

Imagem ilustrativa da imagem Itaúnas: Festivais Nacionais na capital Nacional do Forró
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição |  Foto: Jornal A Tribuna

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Conceição da Barra, foi construída no século XIX e faz parte do roteiro histórico e religioso da cidade.

Localizada na Praça Prefeito José Luiz da Costa, o templo compõe um cenário gracioso, junto ao casario colorido do entorno, ambos já tombados pela Secretaria de Estado da Cultura.

Na praça, é realizada, no verão, a Feira Sabor e Arte, que começou em dezembro passado e vai até o próximo dia 8 de março.

De Conceição da Barra para o mundo

Imagem ilustrativa da imagem Itaúnas: Festivais Nacionais na capital Nacional do Forró
|  Foto: Jornal A Tribuna

A arte de Conceição da Barra ganha o mundo, através do trabalho das mulheres da ArtBarra, da qual fazem parte as artesãs Solange Lopes e Christianne Teixeira. Criada em 2000, a associação ingressou há cinco anos na Rede Artesol, maior portal de artesanato da América Latina. Há peças feitas com materiais como linhas, tecidos, sementes e madeira. A coleção “Memórias de Mim”, por exemplo, desenvolvida com a consultoria do Sebrae/ES, tem colchas, almofadas e outros itens feitos com quadradinhos de retalhos bordados à mão. Contato: @artbarra.es

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: