Conheça o agroturismo de Aracruz: lazer, destilados e piscinas naturais
O charme das paisagens do interior vem evidenciando, a cada dia, um potencial que vai além das belas praias aracruzenses
Escute essa reportagem

Quem ouve falar de Aracruz geralmente associa o município às belas praias que possui, mas ele tem muito mais a oferecer. Além das paisagens sensacionais do litoral, a cidade tem o charme do interior, que a torna um destino agradável também para quem curte agroturismo.
Que tal passar um dia na roça, mas com todo o conforto de uma área de lazer com piscina, playground para as crianças, lago para pesque e solte e um restaurante com aquele churrasco de primeira e música boa? O Bar e Restaurante Recanto El Capitan, em Baiacu, na estrada que liga Santa Cruz a Santa Rosa, proporciona tudo isso.
Tudo começou quando o dono do lugar, o empresário Marcelo Sena, decidiu montar uma destilaria Os planos foram crescendo e, hoje, os destilados produzidos no local servem de ingrediente para os drinques servidos aos clientes.
“Decidi construir o restaurante e, diante do pedidos de tantas pessoas que queriam se divertir e ficar por aqui mesmo, passei a oferecer hospedagem”, comentou Marcelo.
O empreendimento funciona nos finais de semana. O lazer é todo liberado para quem consumir no restaurante, que, além do famoso churrasco, serve petiscos e pratos para compartilhar. Tem estacionamento próprio e até heliponto.
Mais perto da sede de Aracruz fica a Roça do Zé, um refúgio no meio da natureza onde é possível nadar em piscinas naturais e desfrutar de serviços de bar e restaurante. Também tem área de camping e hospedagem. Em qualquer das opções, é preciso agendar. A Roça do Zé funciona todos os dias, das 9h às 17h.
À margem da ES-257 é possível avistar a portaria do Sítio Santa Joana, que hoje é um conjunto de empreendimentos. A churrascaria e pizzaria abre de terça a domingo. O pesque e pague, que também tem restaurante e atividades como passeio de pedalinho e tirolesa, abre aos sábados e domingos, das 9h às 17 horas.
Vale a pena conhecer!
Praias entre as mais bonitas do Estado
Aracruz tem atrativos diversos para além do litoral, mas não dá para falar de turismo no município sem citar as belas praias, que figuram, inclusive, entre as mais bonitas do Espírito Santo. E tem mais de 10 opções, das praias mais desertas às mais badaladas, para agradar a todos os gostos. Gramuté, por exemplo, fica no portal da cidade, para quem chega pela rodovia ES-010, e é ideal para quem quer contemplar uma paisagem deslumbrante, banhar-se em águas tranquilas e curtir momentos de sossego.
A Praia de Coqueiral chama atenção pelos coqueiros altos, que viram cenário para ensaios fotográficos e para dias divertidos em família. Barra do Sahy tem o mar mais agitado, combinando com a badalação do balneário, que, principalmente no verão, atrai muitos visitantes.
Ecoturismo no Parque do Aricanga
Aracruz abriga uma das mais importantes Unidades de Conservação do Espírito Santo: o Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens. Com área de mais de 500 hectares, grande biodiversidade e paisagens exuberantes, é um lugar ideal para a prática do ecoturismo. O parque tem 12 trilhas autoguiadas no meio da mata, que proporcionam vivenciar experiências de total conexão com a natureza.
O acesso a ele fica a sete quilômetros do Centro, na rodovia ES-257, que liga Aracruz a Ibiraçu. A subida até o topo do morro do Aricanga é de aproximadamente três quilômetros e pode ser feita a pé. A visitação é gratuita e sem necessidade de agendamento, exceto para grupos maiores de 20 pessoas, e pode ser feita de terça a sábado, das 8h às 16 horas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários