X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Governo diz ter resgatado 33 brasileiros da Cisjordânia

Os brasileiros estavam baseados em 11 cidades diferentes e foram transportados até a cidade por meio de ônibus e vans


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo diz ter resgatado 33 brasileiros da Cisjordânia
Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores afirma ter resgatado, nesta quarta-feira (1º), um grupo de 33 brasileiros que se encontravam na Cisjordânia e haviam solicitado sua repatriação para o Brasil.

A operação, que ocorre em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, foi comandada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah.

Os brasileiros estavam baseados em 11 cidades diferentes e foram transportados até a cidade de Jericó, por meio de ônibus e vans providenciados pela representação no país.

De lá, segundo o Itamaraty, o grupo cruzou a fronteira com a Jordânia e embarcou em outro ônibus fretado pelo governo brasileiro, com destino até Amã, capital jordaniana.

"Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel", afirmou o embaixador Alessandro Candeas, chefe da representação brasileira em Ramallah.

Todos os brasileiros serão reunidos no Aeroporto Internacional Queen Alia, de onde partirão por meio de um avião da Presidência. A decolagem rumo à Base Aérea de Brasília está prevista para esta quarta-feira.

Os 33 brasileiros resgatados integram 12 famílias diferentes —ao todo, o governo repatriará 12 homens e dez mulheres, sendo seis deles idosos, e 11 crianças.

No Brasil, eles deverão seguir para as cidades de Foz do Iguaçu, São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, afirma o Itamaraty.

O governo brasileiro ainda aguarda autorização para repatriar outros 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Sitiados em meio ao confronto entre Israel e Hamas, eles enfrentam a escassez de recursos para sua subsistência e se veem ameaçados por bombas que caem em regiões próximas de seus abrigos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: