X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Fortes chuvas causam enchentes e deslizamentos no litoral sul da Bahia

A previsão do tempo continua indicando chuva intensa nos próximos dias na região.


O litoral sul da Bahia sofreu com o grande volume de chuva neste feriado de Tiradentes, 21. Houve deslizamentos de terra e alagamentos na região das cidades de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. A demanda por socorro às vítimas tem sido tanta que o governo do Estado precisou reforçar a equipe do Corpo de Bombeiros no local. Apesar dos estragos materiais, não houve feridos.

Ao todo, vinte e cinco bombeiros militares da capital, Salvador, e das cidades de Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas foram enviados para reforçar as tropas que atendem as regiões de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. As vítimas de enchentes estão sendo retiradas dos imóveis com o auxílio de caiaques e macas.

"A nossa é intenção é dar todo suporte necessário para preservar todas as vidas naquelas regiões. Com o reforço vamos atuar não apenas na resposta, mas também com ações preventivas junto às comunidades", disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel BM Adson Marchesini.

Imagem ilustrativa da imagem Fortes chuvas causam enchentes e deslizamentos no litoral sul da Bahia
|  Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Entre o feriado e este sábado, 22, em Santa Cruz Cabrália, cidade próxima a Porto Seguro, choveu 300 mm e os bombeiros já resgataram mais de 160 pessoas em áreas alagadas, que correm risco de desabamento ou sofrem com qualquer outro tipo de risco relacionado à forte chuva. Conforme mostrou o G1, houve resgate de turistas ilhados em hotéis, visto que a região tem uma intensa atividade turística.

Leia mais notícias de Brasil

A prefeitura da cidade decretou estado de emergência e emitiu uma nota dizendo que "lamenta profundamente as consequências das chuvas históricas que assolaram a cidade na madrugada do dia 21/04? e que "todas as equipes da gestão municipal estão mobilizadas no apoio às ações para minimizar os efeitos das chuvas, oferecendo assistência social e realizando levantamento das áreas mais afetadas para viabilizar as providências que já podem ser tomadas".

Em Ilhéus, além de alagamentos e desabamentos, uma árvore caiu na BR-415, próximo da zona urbana da cidade, e uma das pistas ficou interditada temporariamente, causando engarrafamento. Neste sábado, uma reunião de urgência do gabinete de crise, em que participaram o prefeito Mário Alexandre (PSD), a deputada estadual Soane Galvão (PSB) o vice-governador do Estado Geraldo Junior (MDB), discutiu medidas emergenciais para ajudar a população atingida, segundo divulgou a prefeitura.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão executando serviços emergenciais de infraestrutura, limpeza e auxílio às famílias mais necessitadas. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disponibilizou a Defesa Civil Estadual para prestar o apoio necessário na região.

O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, também foi acionado pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália para ajudar a resolver urgentemente os estragos causados pelas fortes chuvas.

A previsão do tempo continua indicando chuva intensa nos próximos dias na região. Em caso de risco de desabamentos e enchentes, a Defesa Civil local pode ser acionada pelo (73) 9 9922-4391. Já para emergências, é necessário ligar para o SAMU no 192 ou (73) 9 9918-0192, bombeiros, no 193, e Coelba, no 116.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: