X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Defesa de Bolsonaro diz a Moraes que convite para posse de Trump é verdadeiro

Defesa afirma haver compromisso em não atrapalhar o andamento das investigações em curso e cumprir integralmente as medidas cautelares impostas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Defesa de Bolsonaro diz a Moraes que convite para posse de Trump é verdadeiro
Defesa de Bolsonaro diz a Moraes que convite para posse de Trump é verdadeiro |  Foto: Andre Violatti/Ato Press/Estadão Conteúdo — 21/05/2024 e Marcelo Camargo/Agência Brasil

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) sustentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) a veracidade do email por meio do qual o ex-presidente teria sido convidado para a posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro em Washington D.C.

"Prestigia-se a boa-fé do declarante, in casu, de que o convite enviado por e-mail oficial do comitê representado por Donald J. Trump é verdadeiro, justamente porque mentiras ou omissões propositadas podem levar a rigorosas consequências", dizem os advogados.

Ainda, a defesa afirma haver compromisso em não atrapalhar o andamento das investigações em curso e cumprir integralmente as medidas cautelares impostas.

No sábado, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente enviasse documentos para comprovar o convite recebido. A decisão foi a resposta ao pedido de liberação do passaporte, retido pela Justiça, para viajar aos Estados Unidos entre 17 e 22 deste mês para acompanhar a posse do presidente americano.

A posse do presidente eleito Donald Trump consiste em evento de notória magnitude política e simbólica e o convite para comparecer à sua cerimônia encontra-se carregado de significados e implica em diversos aspectos importantes, tais como o reforço de laços e o fortalecimento das relações bilaterais entre os países mediante o diálogo entre dois líderes globais.

Segundo a decisão de Moraes, o convite incluído no pedido foi enviado ao e-mail do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por um endereço eletrônico não identificado e "sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado."

O convite apresentado foi feito por meio do endereço [email protected]. De acordo com a defesa do ex-presidente, a Trump Vance Inaugural Committee, Inc. lidera a organização que planejará os eventos de celebração da tomada de posse de Trump e JD Vance como presidente e vice, como descrito no site https://t47inaugural.com/, "diferentemente do Brasil, possivelmente por razões culturais".

Assim, a resposta do ex-presidente inclui imagens de páginas citadas para demonstrar que o correio eletrônico recebido por Eduardo Bolsonaro é o oficial, usado pela equipe cerimonial.

"Em eventos inaugurais presidenciais nos Estados Unidos, é prática comum a adoção de domínios específicos e temporários criados justamente para o envio de convites e comunicações formais - via e-mail -, o qual foi registrado exclusivamente para tal propósito, assim como realizado por comitês inaugurais anteriores", afirmam os advogados.

Sobre o horário e programação do evento, a defesa cita o site e afirma que detalhes adicionais serão divulgados em breve, mas que a cerimônia terá início no dia 18 e seguirá até o dia 21, com a posse ocorrendo precisamente no dia 20.

"A posse do presidente eleito Donald J. Trump consiste em evento de notória magnitude política e simbólica e o convite para comparecer à sua cerimônia encontra-se carregado de significados e implica em diversos aspectos importantes, tais como o reforço de laços e o fortalecimento das relações bilaterais entre os países mediante o diálogo entre dois líderes globais", diz a defesa.

O passaporte de Bolsonaro está retido e proibido de deixar o país como medida parte das investigações das quais Bolsonaro é alvo, incluindo a suspeita de envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.

Após o envio da documentação comprobatória, o pedido será analisado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Na quarta-feira (8), o ex-presidente agradeceu o convite de Trump em suas redes sociais e disse que sua defesa já havia enviado a solicitação de liberação do passaporte ao STF.

O ex-presidente é admirador de Trump. Assim que soube da vitória do republicano, ele postou em suas redes uma mensagem de congratulação.

"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA", disse. "Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica"

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, foi à Flórida para acompanhar a apuração dos votos. Ele inclusive participou de um jantar na casa de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: