X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Casamento de prefeito de 65 anos com adolescente de 16 pode ser anulado

O prefeito de Araucária, um empresário milionário de 65 anos, se casou com a adolescente de 16 anos e na sequência promoveu a sogra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Casamento de prefeito de 65 anos com adolescente de 16 pode ser anulado
Hissam Hussein Dehaini, 65 anos, casou com uma adolescente de 16 anos e união repercutiu em todo o País |  Foto: Reprodução / Facebook @hissanhusseindehaini

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, pediu explicações sobre a formalização do casamento entre o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, e uma adolescente de 16 anos, no último dia 12 de abril.

De acordo com informação divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (27), a união teria sido celebrada pela vice-prefeita de Araucária, Hilda Lukalski Seima (PSD), que é a responsável pelo cartório do município, mas que oficialmente está afastada das atividades notariais e de registro por causa do cargo eletivo.

Veja mais notícias Nacionais aqui

O cartório nega que a vice-prefeita tenha celebrado a união. Margarete Terumi Seima, filha de Hilda e oficial designada para atuar no cartório desde 2016, disse à reportagem nesta sexta (28) que quem celebrou o casamento foi o juiz de paz Gilson Marcos de Freitas. Ele é ex-marido de Margarete.

Segundo o ministro, isso violaria o Provimento 78/2020 da Corregedoria Nacional de Justiça, que trata da incompatibilidade das atividades notariais e de registro com o exercício simultâneo de mandato eletivo.

A Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná tem o prazo de cinco dias para prestar informações à Corregedoria Nacional de Justiça sobre o caso. Se comprovada a infração, o CNJ informou que o casamento poderá ser anulado.

Responsável pelo cartório, Margarete reiterou que a mãe está afastada das atividades por causa do mandato e afirmou que o nome da vice-prefeita consta no edital de proclamas (quando os noivos dão entrada nos papéis do casório) somente por uma questão formal, já que ela é a titular do cartório.

Ela também disse que a adolescente já era emancipada por outorga dos pais para os atos da vida civil e que, por isso, não houve necessidade de autorização dos pais para o casamento.

Pela legislação brasileira, o casamento só é permitido a partir dos 16 anos de idade. Artigo do Código Civil, contudo, define também que, para quem ainda não atingiu a maioridade civil (18 anos), o casamento depende de autorização dos pais ou responsáveis.

Procurada, a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Araucária encaminhou uma nota na qual informa que a vice-prefeita "está afastada da função de Oficial do Cartório de Registros Civis da Comarca de Araucária desde janeiro de 2017, em razão da incompatibilidade do cargo eletivo com o de tabeliã".

A reportagem ainda não conseguiu falar diretamente com o prefeito Hissam.

SOGRA FOI PROMOVIDA E DEPOIS EXONERADA

O prefeito de Araucária, um empresário milionário de 65 anos, se casou com a adolescente de 16 anos e na sequência promoveu a sogra ao primeiro escalão da administração.

A mãe da adolescente, havia sido nomeada secretária de Cultura e Turismo no dia 14 de abril, apenas dois dias após o casal dar entrada nos papéis do casamento. Ela foi exonerada após a repercussão do caso.

Segundo a Prefeitura de Araucária, ela exerceu outros dois cargos comissionados na gestão Hissam - primeiro foi nomeada assessora na Secretaria de Educação, em agosto de 2021, depois se tornou diretora-geral na mesma pasta, em janeiro de 2022.

Com a exoneração em Araucária, ela deve voltar para a Prefeitura de Curitiba, onde é servidora da área de Educação (profissional do magistério) desde 26 de janeiro de 2005.

Leia mais:

8 de janeiro: STF forma maioria para tornar réus mais 200 investigados

STF valida piso nacional de agentes comunitários de saúde

Justiça Federal manda tirar do ar o Telegram do Brasil após pedido da PF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: