Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Kleber Amorim

Plenário

Imagem do colunista Kleber Amorim

Kleber Amorim

No embalo conservador

28/11/2021 11:17:41 min. de leitura

Depois do PL, hoje é a vez do PTB participar  de  evento conservador no Estado com a vinda  do seu secretário-geral nacional, o deputado estadual de Sergipe, Rodrigo Valadares, e o deputado estadual de Santa Catarina Felipe Estevão. 

A presidente do partido, Graciela Nienov, também chegou a ser anunciada para o  1º Encontro Conservador, em Vila Velha, mas não poderá comparecer por conta dos preparativos para a  convenção nacional do PTB, que ocorrerá na terça. A data  é a anunciada pelo PL para a filiação de Bolsonaro.

Os partidos, além de concorrerem para    quem detém  o “título” de  mais conservador, também disputam o próprio Presidente. 

Vivendo um  racha interno após o ex-líder da sigla  Roberto Jefferson (preso) fazer críticas a Bolsonaro, o  PTB  – pelo menos em parte – ainda espera contar com a chegada do Presidente  aos 45 minutos do 2º tempo.

Briga entre movimentos

 E não é só no âmbito partidário que uma guerra  está em curso. Grupos que adotam a temática  conservadora no Estado também estão divididos. Uma parte esteve no evento do PL, enquanto outra participa hoje do encontro do PTB. O presidente do Movimento Cristão Conservador, pastor Joel Serra, por exemplo, é um dos que estarão presentes.

Marcada reunião

Está prevista para  quarta-feira, às 10h30, no Palácio Anchieta, reunião do governador com representantes dos trabalhadores da Saúde do Estado. A marcação do encontro ocorreu após acamparem por 24 horas em frente à sede do governo. 

Os trabalhadores  reivindicam recomposição de perdas salariais e correção da tabela de subsídios.

Montanhas ou Montanha?

Na Feira de Turismo Rural, para divulgar o agroturismo da região de montanhas do Estado, quinta-feira, o deputado  Marcelo Santos (Podemos) disse que o convite foi feito a todos os prefeitos das montanhas. O recado foi tão longe que até o prefeito de Montanha, no Norte do Estado,  compareceu.

Projeto de País

O presidente nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho nos governos Lula e Dilma, do PT, Carlos Lupi, estará no Estado nos dias 10 e 11, na convenção regional do partido.

Para Plenário ele disse acreditar que em 2022, homens, mulheres e personalidades que assumiram o poder e viraram as costas para o povo serão rejeitados. “O povo vai querer algo diferente, com experiência comprovada e projeto de País que só o Ciro tem”, acredita.

“Infelizmente Lula não comparecerá”, diz Karla

A vereadora Karla Coser (PT), que casará na igreja na quarta-feira e fará a festa no sábado, não contará com a presença de um de seus convidados. 

A parlamentar disse ter chamado o ex-presidente Lula (PT) para participar dos dias de festejos, mas ele, segundo ela, não poderá vir. Na quinta-feira correu a informação de que Lula  viria, mas foi desmentida por Karla. “Esqueceram de avisar a noiva”, brincou. Depois lamentou: “Infelizmente não é verdade”.

Piso da enfermagem

 O Senado aprovou, na semana que passou,  projeto de Fabiano Contarato (Rede) que institui o piso nacional salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. O piso para enfermeiros ficou estabelecido em R$ 4.750. Contarato havia proposto R$ 7.300.

Emenda parlamentar

O deputado Alexandre Quintino (PSL) entregou escavadeira hidráulica a Piúma também  na semana que passou. O veículo foi adquirido através de emenda para auxiliar no desenvolvimento do município.

Congresso mundial

 O advogado e professor Adriano Pedra vai ministrar palestra online no “II Congreso Mundial: Análisis Contemporáneo e Interdisciplinar de los Derechos Fundamentales”, da Universidade de Caxias do Sul. 

28 de novembro

 Dia do Soldado Desconhecido, em homenagem aos combatentes cujos corpos não foram identificados

Este conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine para acessar: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login