Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Colunista

Plenário

Justiça Eleitoral nega boato

Kleber Amorim | 25/01/2022, 07:54 07:54 h | Atualizado em 25/01/2022, 07:54

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve que novamente desmentir, ontem,  fake news em torno das eleições deste ano. O boato da vez diz respeito ao cadastramento biométrico.

Um texto que circula no submundo da desinformação afirma que quem não tiver feito a biometria não poderá votar no pleito  marcado para o dia 2 de outubro (primeiro turno) e na data de  30 de outubro, se houver segundo turno.

“A mensagem não é verdadeira. Desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente”, escreveu a Corte.

O advogado especialista em Direito Eleitoral Rodrigo Lisboa avalia  que o maior desafio do TSE neste ano será mesmo  combater a desinformação.  “Ainda é o maior problema que teremos nestas eleições de 2022”, disse Lisboa.

ICMS nos combustíveis
Representantes do Sindipostos estiveram reunidos ontem com o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), em seu gabinete.
O objetivo do encontro foi tentar, através do parlamentar, um diálogo maior com o Estado na busca de entendimento sobre possíveis reajustes na alíquota de ICMS, sobre a revenda de combustível no Espírito Santo.

Preso de sunga
 No Rio de Janeiro, o vereador Renato Oliveira (MDB), que é  presidente da Câmara de Embu das Artes, São Paulo,  foi preso de sunga na piscina por supostamente praticar injúria racial em um condomínio.  Em cidade da Grande Vitória, um  vereador suspeito de cometer racismo religioso não teria ainda sido chamado para um bate-papo a fim de dar explicações.

Vermelho só em festa
Bolsonarista de primeira hora, a deputada federal Soraya Manato (PTB) é daquelas pessoas que entoam o bordão “minha bandeira nunca será vermelha” em alusão ao comunismo e ao PT. A parlamentar, porém, se deu um desconto para a festa de casamento da filha e compareceu de vestido vermelho.

Encontro
 O presidente e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, respectivamente, os deputados Erick Musso (Republicanos) e Marcelo Santos (Podemos) se reuniram ontem para tratar do retorno das atividades em plenário, em fevereiro.

O local do encontro foi o gabinete de Marcelo Santos.  “Aqui na vice-presidência, recebi o presidente  Erick Musso, alinhando as atividades da Casa para a retomada do ano legislativo”, disse.

Ex-secretário quer que homenagem seja mantida

O ex-secretário de Educação hartunguista Haroldo Rocha tuitou em sua página, ontem, defendendo que o Estado persista na homenagem ao arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, morto ano passado, “preservando o objetivo original de sua obra Cais das Artes”. Haroldo é contra, que junto com as artes, o local ocupe também empresas de tecnologias, como startups. O Estado pensa na possibilidade como forma de destravar as obras no lugar.

Par com museu da língua
 “Certamente Paulo Mendes da Rocha se sentirá homenageado e ficará contente em ter o Cais das Artes fazendo par com a sua outra grande obra cultural, o Museu da Língua Portuguesa, localizada em São Paulo”, escreveu ainda Haroldo Rocha.

Certificado de vacinação
 Prefeitos e suas equipes participam hoje, no Palácio Anchieta, do lançamento do novo Fundo Cidades. Após eventos cheios e secretários positivados com covid, será exigida a apresentação de certificado de vacinação para entrada  no evento.

Estágio em gabinete
O gabinete do vereador de Vitória Armandinho Fontoura (Podemos) está com uma vaga de estágio aberta para a área de designer (produção audiovisual e vídeo maker), que saiba fotografar e editar vídeos. Segundo a assessoria do parlamentar, se o interessado já tiver equipamento fotográfico, é melhor. Mas caso não tenha, informou  também que não haverá problema.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS