Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Kleber Amorim

Plenário

Imagem do colunista Kleber Amorim

Kleber Amorim

DEM, PSL e PSB no Estado?

06/10/2021 08:12:56 min. de leitura

O DEM e o PSL realizam hoje convenção conjunta para selar a união dos dois partidos. O evento, que ocorre em Brasília, vai ainda debater as diretrizes e regulamentos da nova agremiação, a União Brasil. Também será criado o órgão que fará o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Estado, especula-se que o ex-senador Ricardo Ferraço será o presidente do novo partido e com isso se cacifa para ser o vice de Renato Casagrande (PSB) na busca pela reeleição ao governo, no pleito do ano que vem. O demista também pavimentaria a sua própria estrada ao Anchieta em 2026.

O mercado político tem apontado a possibilidade como casamento ideal, por conta do tamanho que Ricardo sairá da fusão junto aos votos de Casagrande. Os comentários dão conta ainda que os partidos dos dois teriam quase uma novela inteira de tempo de TV, fora um fundo partidário monstruoso.

Excelente nome
O que já está certo no PSB-ES é de que Jacqueline Moraes, desta vez, não irá para a disputa como vice-governadora. O presidente Alberto Gavini conta que o vice será escolhido mais para frente, mas que “evidentemente Ricardo é um excelente nome, amigo do governador, parceiro em projetos nossos”. A coluna tentou falar com Ricardo, que não retornou.

De volta à Assembleia
Conforme Plenário adiantou, Roberto Carneiro deixou a Secretaria de Governo da Prefeitura de Vitória e retornou à Assembleia. Será diretor-geral da Secretaria da Casa. O objetivo seria cuidar de perto da candidatura de Erick Musso ao governo, mas há também a tese de que o entrosamento com Pazolini não tenha sido o mesmo do que com Musso.

Finalizou nos acréscimos
O deputado Zé Esmeraldo está tão liso quanto o flamenguista Michael (leia-se em português), que reencontrou o futebol com Renato Gaúcho. Na Assembleia, mesmo com vários toques da sineta para encerrar a fala, o veterano não se incomodou, driblou o sinal sonoro e finalizou nos acréscimos.

Com Damares
O presidente da Câmara de Vitória, vereador Davi Esmael (PSD), esteve reunido, na noite de segunda-feira, em Brasília, com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
No encontro, o parlamentar solicitou o fornecimento dos kits de equipamentos para ampliar o trabalho de proteção da infância pelos conselhos tutelares da capital capixaba.
Damares se comprometeu a atender ao pedido de Davi Esmael.

Liberado do PSB, fechado com o Livres
Evento marcado para o próximo dia 13, às 19 horas, em Bento Ferreira, vai sacramentar a entrada do deputado federal Felipe Rigoni ao seu terceiro grupo que prega renovação política no País. Ele, que está deixando o PSB e já faz parte do Movimento Acredito e do Renova BR, está também agora no Movimento Livres. O cientista político e diretor executivo do grupo, Magno Karl, e a advogada e economista Elena Landau participam do encontro.

Delegacia para a Região 5
Indicação para instalação de uma delegacia de Polícia Civil na Região 5, em Vila Velha, foi feita ao governo pela deputada Janete de Sá (PMN), atendendo solicitação da Associação Empresarial local e moradores.

Plano de Esporte e Lazer
Para estabelecer diretrizes de estruturação de políticas públicas de esporte e lazer na Serra, foi protocolado na Câmara um plano municipal para o setor, de autoria do vereador Arthur Costa (Cidadania).

Um ano de Mão na Roda
O Mão na Roda completa neste mês um ano de agendamentos online de viagens, com 43.600 feitos, segundo o GVBus. Murilo Lara, do comitê executivo, pretende apresentar dados em painel durante o II Fórum Transporte Sustentável, dia 14.

Comprovante de vacina
O Movimento Conservador do Espírito Santo prometeu comparecer, hoje, 14 horas, na Assembleia, na audiência pública sobre a exigência de vacinação para matrícula escolar.