Assembleia municipalista
Artigo publicado na edição de segunda-feira (19), do jornal A Tribuna.
A Assembleia Legislativa iniciou no fim de semana uma série de encontros com prefeitos e vereadores pelo interior.
Na sexta-feira, em Baixo Guandu, o presidente da Casa de Leis, Marcelo Santos (Podemos) e o prefeito de Ibatiba e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Luciano Pingo (sem partido), firmaram acordo durante o lançamento do projeto “Amunes na Estrada”, com o objetivo de promover a capacitação técnica de gestores municipais por meio de encontros de articulação e interiorização.
No sábado, em Cachoeiro, Marcelo e os seus correligionários no Podemos, deputados Allan Ferreira e Bruno Resende, mais Lucas Polese (PL), promoveram o lançamento do Colégio Permanente dos Legislativos do Estado, em reunião com vereadores das Regiões Sul e Caparaó. O objetivo desta vez é estreitar o relacionamento com as casas legislativas municipais.
Olho no lance
Mas se oficialmente o encontro de deputados com prefeitos e vereadores são para capacitar e também estreitar relações, atentos observadores da política local acreditam que a movimentação visa os próximos pleitos. “Os bons desempenhos de aliados deles em 2024 podem definir o que serão os futuros deles em 2026”, analisou um dos observadores.
Inauguração
O governador Renato Casagrande (PSB) esteve no sábado em Vila Velha para a inauguração de uma quadra poliesportiva em Jabaeté, além da entrega de títulos de propriedade a moradores da Região 5. O governador também visitou obras em andamento de macrodrenagem no município junto com o prefeito canela-verde Arnaldinho Borgo (Podemos).
Separados por uma esfera
O que o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (PSDB), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm em comum? Além dos cargos importantes nas respectivas esferas de governo, nada. Mas tem quem acredita que os dois possuem um modo sereno de falar parecido e até certa semelhança na voz.
Metas fiscais
O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, prestará contas relativas ao primeiro quadrimestre de 2023 em audiência pública da Comissão de Finanças, nesta segunda, na Assembleia Legislativa.
Ele demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de janeiro a abril de 2023, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A legislação determina a realização de prestações de contas periódicas do Poder Executivo ao Poder Legislativo.
Leia mais
Deputados federais de Minas e Paraíba na Ales
O presidente do Grupo de Trabalho especial na Câmara dos Deputados para analisar as PECs da reforma tributária, Reginaldo Lopes (PT-MG), e o relator da proposta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), estarão hoje na Assembleia para participar de um seminário que tratará do tema, a partir de 9h15. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. O evento é uma iniciativa do presidente da Assembleia, Marcelo Santos, e do deputado federal Da Vitória (PP).
Galeria
Mais presenças
Além dos membros do Grupo de Trabalho, o evento contará com a presença do Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).
Câmara de Vitória
A Comissão de Acessibilidade da Câmara de Vitória receberá, nesta terça, às 8h30, a secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner. Ela apresentará as ações da pasta ligadas à Educação Especial.
Questionamentos
Na oportunidade, também haverá uma conversa sobre a resposta das cobranças que o colegiado encaminhou à secretária de Educação na reunião anterior, que foi realizada no final do mês de abril. Elas são relacionadas a pessoas com deficiência nas escolas de Vitória. Um dos questionamentos é sobre o cronograma de concurso de educador especial.