X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família Especial

Ácido hialurônico é arma contra dor no joelho


Imagem ilustrativa da imagem Ácido hialurônico é arma contra dor no joelho

O uso de ácido hialurônico vai além da estética, sendo também um aliado em tratamentos da saúde. Em pacientes que sofrem com dores no joelho, a viscossuplementação – conhecida como infiltração de ácido hialurônico – contribui para a melhora da mobilidade e redução da dor.

O ortopedista Marcelo Dettogni Sarmenghi, especialista em lesões do joelho, explica que é injetado um gel de ácido hialurônico dentro das articulações, ajudando a repor o fluido no local.

Além de joelhos, o tratamento também pode ser feito em pequenas articulações, quadril, punho, cotovelo, ombro e coluna.

“Seria como colocar um lubrificante entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, diminuindo o atrito articular com a absorção de impacto e regenerando a cartilagem sem agredi-la, o que diminui a indicação da prótese no joelho”, destaca o médico.

Segundo Marcelo, a maioria dos pacientes relata sentir alívio da dor, melhora da mobilidade e da qualidade de vida e, consequentemente, diminuição da ingestão de remédios após o procedimento.

A técnica é simples, rápida e sem necessidade de internação, afirma Marcelo. “A infiltração do joelho para a viscossuplementação é um procedimento praticamente indolor, que pode ser feito no consultório médico, com anestesia local. Depois da aplicação o paciente pode andar normalmente”, detalha.

O médico alerta que o incômodo na região do joelho não pode ser negligenciado, pois pode estar associado a doenças. Uma das possíveis causas é a artrose, doença articular em que há degeneração ou desgaste da cartilagem. O quadro pode se agravar com o tempo.

A dor no joelho também pode ser provocada pela condromalácia patelar, ou “amolecimento da cartilagem”. Lesão comum entre jovens e atletas, ocorre devido a um excesso de pressão nos joelhos, principalmente quando a pessoa corre, sobe escadas e se agacha.

“Esse tratamento, que serve para todas as idades, também pode ser usado como prevenção de futuros traumas, como em casos de pacientes que praticam atividade física com frequência ou no caso do paciente que não quer passar por uma cirurgia”, explica o ortopedista.


Saiba mais

Viscossuplementação

  • O procedimento repõe o fluido das articulações com desgaste por meio de aplicação de um gel de ácido hialurônico dentro das articulações.
  • Pode ser feito em pacientes de todas as idades que apresentam um desgaste ou para prevenção de futuros traumas.
  • Indicada principalmente para pacientes com dor crônica, que não podem tomar anti-inflamatórios ou que não têm cirurgia como opção ou querem adiá-la.

Fonte: Marcelo Dettogni Sarmenghi, médico ortopedista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: