X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Aluno de escola pública só vai passar ou não de ano em 2021


Nas escolas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou em agosto mudanças no ano letivo, que será de forma continuada entre 2020 e 2021.

Dessa forma, os alunos que estão fazendo atividades não presenciais ou comparecendo às aulas presenciais só devem ter uma aprovação ou reprovação no final de 2021.

O secretário da Educação, Vitor de Angelo, explicou na ocasião que não se trata de uma aprovação automática de todos os alunos este ano, mas, devido ao momento excepcional da pandemia do novo coronavírus, os conteúdos serão aplicados de forma continuada em um biênio de 2020-2021.

De acordo com portaria do governo do Estado, o aluno irá para a série seguinte em 2021. Ou seja, um estudante do 4º ano do ensino fundamental neste ano, irá para o 5º em 2021. No entanto, se não atingir o objetivo nas avaliações, poderá ser reprovado, voltando a fazer o 5º ano.

No caso de reprovação, ele não voltaria dois anos, mas um, já que o último ano será o de maior conteúdo passado, segundo o secretário.

Imagem ilustrativa da imagem Aluno de escola pública só vai passar ou não de ano em 2021
Sala de aula vazia: desconto retroativo ao mês de março vai contemplar 200 mil estudantes no Espírito Santo |  Foto: Arquivo / AT



Já os estudantes que não frequentarem as aulas ou deixarem de fazer qualquer atividade durante 2020 poderão não seguir para o próximo ano se a escola entender como abandono.

Na rede estadual, cerca de 24 mil alunos não estavam participando das atividades por meio da internet ou impressas, ou nem foram encontrados pelas instituições até a última semana.

As regras de biênio não se aplicam para as séries finais das etapas, ou seja, do 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio. Para esses, o ano letivo de 2020 termina neste ano mesmo.
aulas

As aulas presenciais para os alunos do ensino médio da rede pública estadual foram retomadas na última segunda-feira. No dia 26, retornarão às escolas os estudantes do ensino fundamental.

Uma pesquisa realizada com pais ou responsáveis dos estudantes apontou que 25% dos pais, naquele momento, iriam optar pela volta dos filhos às aulas presenciais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: