X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

São João 2025

Doutores da Alegria promovem São Joãozinho nos hospitais do Recife

Cinco hospitais públicos vão receber a apresentação da peça "Presepada de São João"


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Doutores da Alegria promovem São Joãozinho nos hospitais do Recife
Palhaços-Doutores farão a alegria das crianças que passam por internamento |  Foto: Divulgação

São João no Recife tem que ter palhaço no hospital. O São Joãozinho dos Doutores da Alegria vai contar com espetáculo e muito forró pé de serra nos cincos hospitais públicos da capital pernambucana atendidos pela associação o ano inteiro. A programação começa no dia 11 de junho, quarta-feira, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos; no dia 12 de junho, quinta-feira, às 9h30, os palhaços estarão no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) e, às 11h, seguem para o Procape, em Santo Amaro; na semana seguinte, no dia 16, o arraial será às 10h, no Hospital da Restauração, no Derby; e, no dia 17, às 10h, no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga.

Em cada hospital, os palhaços vão apresentar a peça Presepada de São João, que tem duração de 40 minutos, e é baseada no livreto de cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. Escrito por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, e diretor da peça, o folheto conta a história de um casamento de palhaços na festa de São João. A produção é de Nice Vasconcelos.

HISTÓRIA

No enredo da Presepada, Dr. Gonda (Tiago Gondim) é doidinho por Dra. Baju (Juliana de Almeida), mas é um sujeito muito medroso. Quando ouviu falar que o pai da noiva era Dr. Mircolino Lampião (Marcelino Dias), fugiu às pressas. Na correria, se enroscou no vestido da noiva estendido no varal. A noiva não deixou por menos e se vestiu de noivo. A confusão está armada, no meio das enfermarias pediátricas!

O narrador dessa história é personagem obrigatório nas festas juninas: o balão de São João, Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro). Mas são elas, as fuxiqueiras, que não deixam nada passar despercebido e não vão guardar nenhum segredo: Dra. Muskyta (Olga Ferrario), Dra. Nana (Ana Flávia) e Dra. MonaLisa (Greyce Braga). Se tudo se ajeitar, São João (Dr. Eu_Zébio/Fábio Caio) e Santo Antônio (Dr. Dud Grud/Eduardo Filho) estão prontos para abençoar essa união. Há ainda um convidado especial, um santo diferenciado, o São Foneiro, o músico Ricardo Lima, convidado pelo grupo para acompanhar o São Joãozinho.

ALENTO

“As crianças que estão passando por internações longas, tratamentos que duram anos, provavelmente não terão a chance de brincar a festa em suas casas, na escola, na praça, então trazemos o arraial, o forró e a brincadeira do casamento matuto para o hospital”, explica o coordenador artístico Arilson Lopes.

A música do São Joãozinho é tocada ao vivo pelo Trio Porta-Soro, formado pelo São Foneiro Ricardo Lima, por Santo Antônio (Dr. Dud Grud), que toca zabumba, e São João (Dr. Eu_Zébio) no triângulo. No repertório, muito forró pé de serra, músicas de artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Assisão e Elba Ramalho.

Os Doutores da Alegria não são voluntários: os artistas, que têm formação profissional na área da palhaçaria, atuam o ano inteiro nos hospitais, duas vezes por semana, passam por treinamento e atualizações constantes. Os hospitais parceiros do programa Palhaços nos hospitais não pagam nada para receber o trabalho dos Doutores da Alegria.

Programação do São Joãozinho nos hospitais:

11/06, quarta-feira, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)

12/06, quinta-feira, às 9h30, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz; e às 11h, no Procape

16/06, segunda-feira, às 10h, no Hospital da Restauração

17/06, terça-feira, às 10h, no Hospital Barão de Lucena

QUEM FAZ

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 16 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral, para jovens em situação de vulnerabilidade social e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, em São Paulo, e o Curso livre de Palhaçarias para Jovens, no Recife.

PARA APOIAR

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: