Projeto leva alunos a terem aulas embaixo de árvore no pátio de escola estadual
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Assim como o cientista Isaac Newton, que teve seu "momento eureka" e descobriu a Lei da Gravidade debaixo de uma macieira, os alunos de Vila Velha, também procuram seu momento de descobertas científicas debaixo da árvore.

No Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Cobilândia, Vila Velha, o projeto "Ciências Embaixo da Árvore" os alunos estão indo para para um lugar diferente aprender sobre ciência.
Cadeiras, mesas e quadro montam o cenário no pátio, embaixo de uma grande árvore que, além de ajudar os alunos a explorarem a natureza e aprender sobre a matéria, instigam a curiosidade, criatividade e a socialização na turma.
Ao comando da professora de Ciências do ensino fundamental Sandra Ciriaco de Cristo, os alunos exploram e aprendem ao mesmo tempo sobre a natureza e outros temas.
“O projeto é uma forma de tirar os alunos da sala. Somos uma escola viva, uma escola que sempre tem movimentos, que os alunos estavam sempre fazendo atividades fora de sala, se movimentando pela escola. Mas, com a pandemia isso teve que mudar, tivemos que seguir protocolos e, com isso, os estudantes quase não estavam saindo da sala de aula. Com isso, adotei essa estratégia com uma aula ao livre. Então, dentro das disciplinas de Práticas Experimentais de Ciências e Estudo Orientado levo toda semana eles para ter a aula debaixo da árvore”, contou a professora.
Mas não é só a ciência que está sendo descoberta debaixo da árvore na escola. Disciplinas de Português e Projeto de Vida, também já levaram suas aulas para o ar livre.
“As aulas práticas são tão positivas e houve retorno muito produtivo, que a sala de aula debaixo da árvore vai se tornar permanente. Outros professores já usam o espaço e o diretor autorizou a construção de bancos permanentes na nova sala de aula”, contou a professora.
Além do "Ciências Embaixo da Árvore", outros projetos que foram implantados por causa dos protocolos e do isolamento social, devem continuar na escola. Um exemplo é o “Café com Ciências”, que foram bate-papos ao vivo na internet para discutir assuntos relevantes para a atualidade, e o “Ciência no Whatsapp'', que aproximou ainda mais o aluno da escola.
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