X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Hospital Materno Infantil da Serra começa a receber pacientes nesta quarta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

O novo Hospital Materno Infantil, que foi construído em Laranjeiras, na Serra, vai começar a receber primeiros pacientes nesta quarta-feira (07). Ao contrário de seu propósito inicial, a unidade vai atender, neste primeiro momento, apenas pacientes em tratamento contra a covid-19. 

Na nova unidade, que vai funcionar como um suporte ao Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves (também na Serra), serão disponibilizados 20 novos leitos de UTI e 133 leitos de enfermaria para pacientes em tratamento contra a covid.

A abertura destes novos leitos de enfermaria vai fazer com que mais espaço seja disponibilizado no Jayme, permitindo a abertura de 30 novos leitos de UTI ainda no mês de abril.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Materno Infantil da Serra começa a receber pacientes nesta quarta-feira
Hospital Materno infantil, na Serra, vai disponibilizar em abril 20 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) |  Foto: Fábio Nunes / AT

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a abertura do novo Hospital Materno Infantil estava previsto para julho deste ano, mas a pasta conseguiu antecipar os protocolos de abertura, de funcionamento e rotinas, para que a unidade inaugurasse o quanto antes.

O Hospital foi construído, em sua maioria, com recursos do município, mas a gestão foi transferida para o Governo do Estado, no ano passado. Na sua principal finalidade, a expectativa é que a unidade atenda 8.700 gestantes por ano e que tenha a capacidade de abrigar 725 partos por mês.

1.100 vagas de UTI para pacientes com Covid

Ainda segundo o secretário Nésio Fernandes, o Estado deve atingir a marca de 1.100 leitos abertos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19. Nesta segunda, o Estado abriu mais 10 leitos de UTI e 15 de enfermaria no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus. Na última semana, a unidade já havia disponibilizado mais 15 leitos de enfermaria na unidade. Já em Nova Venécia, foram abertos mais 10 leitos de enfermaria Covid-19 no Hospital São Marcos.

O número total de leitos no Estado se equipara a quantidade de leitos existentes na Bahia, por exemplo, e é superior a outras unidades da federação com população maior que a do Espírito Santo.

Nésio reforçou a proposta do Estado em fortalecer aos hospitais públicos e filantrópicos já instalados e refutou a proposta dos hospitais de campanha. "Apoiamos e fortalecemos o sistema de saúde não com esta estrutura custosa e temporária como os hospitais de campanha", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: