Grandes lições para aprender com os cães
Escute essa reportagem
Pulos, lambidas e uma explosão de felicidade. Quem é apaixonado por bichos facilmente se rende à alegria dos cães. Mas, além de seu companheirismo e entusiasmo, especialistas contam que esses animais têm muito mais a nos ensinar.
Ter uma vida prazerosa, persistir na busca por seus objetivos, aproveitar a simplicidade e aprender a amar incondicionalmente são algumas das valiosas lições que os cães podem passar para as pessoas.
“Companheiro”

Após a morte de sua cachorrinha, a arquiteta Marianna do Nascimento Hernandez, 27, decidiu que não voltaria a ter animais.
Mas, sentindo que a casa estava vazia, decidiu realizar o sonho antigo de ter um golden. E, em 2019, o Bento Luís entrou para sua vida.
“Bento me ensina muito até hoje. É incrível como é companheiro e ama estar ao nosso lado. É como um filho”, conta.
Para a especialista em desenvolvimento humano Flávia Knop, uma das grandes aulas desses “professores caninos” é aprender a confiar nos outros e se abrir para novos sentimentos.
“O relacionamento com o animal entrega essa confiança que não tem nenhuma exigência, é uma entrega onde não se cobra nada, apenas se doa amor de ambas as partes. A maior lição deles é a da abertura”, diz.
Perdão
Ela também cita o poder dos cães de saber perdoar. “Você pode esquecer de dar a comida dele, deixá-lo com fome o dia todo, e ele ainda vai abanar o rabo para você quando chegar. Ele não tem essa mágoa das questões cotidianas no qual em algum momento você deixa faltar algo. Esse comportamento do animal de perdoar e de esquecer é uma lição, porque, na verdade, ele está com o vínculo do relacionamento, e não do que ele te beneficia”.
A médica veterinária paulista Cinthya Ugliara explicou que, além dos inúmeros benefícios de ter a presença de um cãozinho, ele ainda pode ensinar a empatia, o cuidado e a importância de dar carinho aos outros.
“A maioria das pessoas se sente muito bem com o ato de cuidar e alimentar um pet, o que lhe proporciona frequentes demonstrações de afeto despretensiosos, sem exigir nada em troca”, salienta.

“Amor sincero”
A comerciante Ednez Carla Ferreira, 35, tem nada menos do que seis cães em sua casa!
Porém, ela revelou que a rottweiler Stella é seu grande xodó. “Ela me ensina, todos os dias, que o amor mais sincero e puro vem dos animais. Me faz viver diariamente como se fosse o último dia. Nunca imaginei que pudesse amar tanto um animal assim!”, destaca.
Aproveitar a vida

O empresário Diego Camponez, 30, tem três cães em casa: o lulu da Pomerânia Barthô e os pitbulls Thor (escuro) e Aisha (caramelo). E conta que aprende muito com eles.
“A maior lição que eles me ensinam é que, mesmo sem falar, é possível demonstrar o amor e a lealdade. E também aproveitar todos os dias como se fossem o último”, explica.
OS ENSINAMENTOS
Amor sincero
A especialista Flávia Knop explica por que a frase “eu não gosto de ser tratado como um cachorro” costuma ser muito polêmica.
“Por que alguém não gostaria de ser tratada como se fosse um cão? Por não ter essa capacidade tão pura de amar e não julgar, ou, às vezes, de exercer o perdão”, diz.
Simplicidade
Os cães nos ensinam muito sobre relacionamento e simplicidade, segundo a veterinária Cinthya Ugliara.
“O vento batendo no rosto, um bom banho de sol e beber água. Você já reparou quantas vezes por dia o seu cão bebe água? Então, faça como ele!”, afirma.
Foco no presente
Outro ensinamento citado pelos especialistas é a valorização do momento atual. “Os cães vivem intensamente o agora. Por isso, podemos aprender com eles a aproveitar mais o presente, porque o passado não volta e o futuro nunca chega”, explica Cinthya.
Lado bom da vida
Ter um animalzinho em casa permite focar em coisas que fazem bem. Só o fato de tirar um tempo para brincar com ele e dividir o espaço de entretenimento é suficiente para bons momentos de lazer.
Menos estresse
“O cachorro, com certeza, vai te ajudar na redução de ansiedade, depressão, além de distrair, aliviando preocupações”, explica a especialista em desenvolvimento humano Flávia Knop.
O que te deixa feliz?
Correr, brincar, enterrar ossos, passear… O seu cão faz todas as coisas que o deixam feliz. E com a maior frequência possível! Por que não aprender com ele? Procure fazer, com maior frequência, o que te deixa feliz.
Persistência
Os cães sempre tentam atingir seus objetivos, seja por mais comida ou por um passeio fora de hora. Logo, por que não aprender com eles a não desistir de seus objetivos sem antes fazer uma tentativa?
Fidelidade
Não importa a raça, o cão é tão fiel que, ao pressentir que o dono está em perigo, é capaz de dar a própria vida para defendê-lo. Quem ama é fiel às pessoas que são importantes na vida e busca defendê-las em todos os momentos.
Confiança
Segundo Flavia Knop, muitas vezes, os humanos têm dificuldades de manter um relacionamento mais profundo com o outro, ao contrário dos cães. “Uma das lições que a gente tem com os animais é de abertura, de se permitir, de abrir mais as portas e ficar menos na defensiva”, ressalta.
Aceitar elogios
Já percebeu que seu pet não tem nada de modesto? Quando recebe um elogio, exprime sua alegria abanando a cauda. Então, quando alguém disser algo bom para você, sinta-se feliz e agradeça!
Não discriminar
Alto, baixo, gordo, magro, velho, jovem, não importa. Para o seu cãozinho, você é a pessoa mais bonita do mundo! Por isso, valorize-se e evite julgar os outros por sua aparência. Foque no que as pessoas têm de bom.
Demonstrar carinho
Quando o dono chega em casa, os cães não conseguem disfarçar a alegria.
Que tal demonstrar mais carinho com quem está ao seu redor?
Fazer exercícios
Mesmo os cães mais preguiçosos não resistem a uma caminhada. Exercite-se.
Fonte: Especialistas consultados
Comentários