Leitos de UTI esgotados no Dório Silva
Escute essa reportagem

O Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, está com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 ocupados. Até o final da tarde de ontem, os dois leitos de UTI de isolamento (em que o paciente fica sozinho no espaço) estavam ocupados.
Os 32 leitos de coorte (quando mais de um paciente com diagnóstico confirmado ficam no mesmo espaço) também estão todos ocupados. Entre os leitos de isolamento de enfermaria, falta pouco: só resta um.
No Hospital Evangélico de Vila Velha, situação é parecida: todos os 10 leitos de UTI de isolamento estão ocupados. Agora só resta um (são 9 ao total) de UTI coorte. Os dez leitos de enfermaria coorte estão todos ocupados.
Na rede particular, só resta um leito de UTI de isolamento no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha. Lá, o governo do Estado contratou 19 leitos, que são pagos diariamente, ao custo de R$ 1,6 mil. Dentre os leitos de enfermaria destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da instituição privada, só resta um dos 33.
No Vitória Apart Hospital, na Serra, onde o governo também contratou leitos privados, só restam dois leitos de UTI de isolamento. No Hospital São Camilo, em Aracruz, os 10 leitos de UTI de isolamento estão ocupados, conforme dados do governo estadual.
Na Grande Vitória, 88,01% dos leitos de UTI estão ocupados. São 442 leitos, sendo 389 preenchidos. No Estado, há 602 leitos de UTI e 507 estão ocupados, com uma taxa de ocupação de 84,22%.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que “a previsão é de que, até o final do mês, sejam criados mais de 1.300 leitos, com abertura, adaptação ou compra”.
Comentários