Atlas portuário do Espírito Santo é lançado na Modal Expo 2026
Material lançado pela Findes na Modal Expo reúne diagnóstico inédito da infraestrutura portuária e destaca oportunidades no Espírito Santo
O Espírito Santo passa a contar com um retrato detalhado de sua infraestrutura portuária e de seu potencial logístico.
Lançado ontem pela Federação das Indústrias do Estado (Findes), durante a Modal Expo, o Atlas Portuário do Estado reúne um diagnóstico inédito da infraestrutura e das oportunidades do Espírito Santo.
Somente no ano passado, os portos capixabas movimentaram mais de 137,5 milhões de toneladas, registrando a quarta maior movimentação portuária do Brasil.
“A publicação será um guia para a tomada de decisão de investidores, apresentando estatísticas sobre a movimentação de cargas e a conectividade dos portos capixabas com as redes ferroviária e rodoviária. Além das especificações físicas dos terminais, os textos abordam o contexto histórico e os marcos regulatórios que sustentam o crescimento do sistema portuário nacional”, apontou o presidente da Findes, Paulo Baraona, sobre o material.
O evento
Previsão de R$ 100 milhões em negócios
Modal Expo
- Começou terça-feira (16) e vai até quinta-feira (18), no Pavilhão de Carapina, na Serra, das 15 horas às 21 horas.
Expectativa de negócios
- R$ 100 milhões, com crescimento de 20% em relação a 2025.
Expositores
- Mais de 120 empresas.
Participação nacional
- Empresas e visitantes de diversos estados brasileiros.
Micro e pequenos negócios
- 41 microempreendedores participantes por meio da parceria entre Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Novidades da Feira
Material reciclado
Entre os destaques levados à Modal Expo pela Ingral Inteligência Gráfica estão embalagens para o e-commerce da panela de barro capixaba e a produção de lixeiras feitas com material 100% reciclado (inclusive, ontem a empresa recebeu um pedido de 500 unidades do Comitê Olímpico do Brasil), segundo Lorena Depizzol e Anderson Rovito.
Automatização com IA
A inteligência artificial vem sendo utilizada para automatizar os processo de empresas. A Superfrota, com atuação no Estado, por exemplo, adota a tecnologia integrada ao WhatsApp. Segundo o diretor Alexandre Denzin, motoristas conseguem registrar solicitações por áudio, que são convertidos em dados e ordens de serviço no sistema, agilizando o atendimento. A ferramenta já monitora mais de 1.500 veículos.
Novos caminhões
A Marca Ambiental lançou na Modal Expo uma frota de 10 caminhões movidos a biometano para a coleta de resíduos. O combustível é produzido a partir do gás gerado pela decomposição do lixo. Segundo a ESGás, a tecnologia reduz em cerca de 95% a emissão de material particulado em relação ao diesel.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários