Brasileirão: Flamengo pode ser campeão nesta terça-feira. Veja os cenários
Time depende de vitória sobre o Atlético/MG e tropeço do Palmeiras para garantir o título com duas rodadas de antecedência
Flamengo e Palmeiras entraram na semana mais decisiva da temporada. Os clubes, que disputam os títulos do Brasileirão e da Libertadores, já têm logística preparada para rodada decisiva do nacional, amanhã, e a final do continental, sábado, em Lima, no Peru.
Por determinação da Conmebol, os times precisam estar em Lima na quarta-feira, dia 26.
Ambos jogarão fora de casa pelo Brasileirão. O rubro-negro joga em Belo Horizonte, contra o Atlético/MG, mas ainda voltará ao Rio e terá contato com a torcida antes do embarque, no Aerofla. Se vencer nesta terça-feira (27) e o Palmeiras perder para o Grêmio, pode até embarcar já campeão brasileiro.
O alviverde, por outro lado, recebeu sua torcida na manhã deste domingo, já que vai diretamente de Porto Alegre para Lima. O técnico Abel Ferreira falou em “campeonato entregue” após ver o Flamengo abrir quatro pontos de distância na liderança, e pode poupar alguns jogadores no confronto contra o Grêmio.
No rubro-negro, Filipe Luís também convive com essa possibilidade, principalmente em relação a nomes que não suportam tantos jogos consecutivos, como De la Cruz e Alex Sandro. Por outro lado, o treinador terá as voltas de Erick Pulgar e Saúl, após suspensão.
Para garantir a conquista matematicamente o rubro-negro precisa vencer o Atlético/MG e ver o alviverde perder para o Grêmio - os jogos acontecem às 21h30. Neste cenário, o Fla abriria sete pontos faltando duas rodadas.
No sábado, a vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino fez os cariocas chegarem a 74 pontos, enquanto os paulistas foram a 70 com o empate sem gols com o Fluminense.
Uma outra possibilidade para o Flamengo deixar o título virtualmente encaminhado é vencer o Atlético e o Palmeiras empatar com o Grêmio. Assim, a vantagem ficaria em seis pontos (77 a 71) e bastaria um empate nos últimos dois jogos.
Além disso, o alviverde perderia a vantagem do número de vitórias, pois o rubro-negro teria duas a mais (23 a 21). Por isso, os comandados de Abel Ferreira precisariam torcer para o Fla perder os jogos restantes e ainda tirar a diferença de saldo de gols, que atualmente é grande: 21 (50 a 29).
O Fla ainda receberá o Ceará, no Maracanã, às 21h30 do dia 3 de dezembro, e o último compromisso é a visita ao Mirassol, no Maião, no dia 7 - todos os jogos serão às 16h.
O Palmeiras terá mais duas visitas: ao Atlético/MG, em Belo Horizonte, às 21h30 do dia 3; e ao Ceará, no Castelão, no dia 7. Por acaso, dois times também no caminho do Flamengo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários