Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Ombreados durante desfile

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, Colunista A Tribuna | 09/09/2025, 13:05 h | Atualizado em 09/09/2025, 13:05

Imagem ilustrativa da imagem Ombreados durante desfile
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

O último final de semana foi marcado por várias movimentações. Um dos eventos que chamou atenção do mercado político foi o desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. Evento deixou governistas e oposição lado a lado.

Governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), hastearam as bandeiras do Brasil e do Espírito Santo, enquanto o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), ao lado dos dois, hasteou a flâmula da capital.

O clima entre os três foi institucional. Ao término da cerimônia, Pazolini deixou o desfile, enquanto Renato e Ricardo permaneceram, ao lado de parte do secretariado. Os dois únicos prefeitos que compareceram — além de Pazolini — foram de Cariacica e Guarapari, Euclério (MDB) e Rodrigo Borges (Rep). O 1º tenta se viabilizar ao Senado; já Borges, que não foi apoiado pelo governo em 2024, está cada vez mais próximo do Palácio.

Aproveitou o aniversário

De sexta-feira (5) a domingo (7), Vitória foi palco de shows em comemoração aos 474 anos. O prefeito, Pazolini (Rep), também aproveitou a data de maneira política. Esteve no palco montado em Camburi com praticamente todos os cantores. Momento serviu de “vitrine” para ele, que tem olhos para 2026. “Vamos fazer de Vitória a capital mais abençoada do País”, disse à multidão.

De cima da ponte...

No dia 7 de Setembro, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Espírito Santo atravessaram a 3ª Ponte. O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, se fez presente, reforçando o sinal de que seu partido poderá caminhar com o de Magno Malta em 2026. Pazolini, no entanto, segue sem dar acenos mais contundentes ao bolsonarismo.

Será levado para qual borda?

“Vento ventania, me leve para as bordas do céu”. Esse é um trecho de uma das canções mais famosas da banda Biquíni, que teve seu auge nos anos 80 e 90. Deputado federal Da Vitória (PP) prestigiou o grupo em Jerônimo Monteiro. Politicamente, resta saber para “qual borda” os ventos irão levá-lo em 2026.

Instabilidades

Integrantes do movimento de luta pela moradia ocuparam o edifício Castelo Branco, que deve ser a nova sede da Câmara de Vitória. À coluna, o presidente, Anderson Goggi, chamou o movimento de “invasão ao patrimônio público”, e disse que se for para comprar ou alugar o prédio, a Casa não terá interesse. “Aceitamos contrapartidas, mas se for dessa forma, reformamos nosso prédio. Com a ocupação, não sabemos em quais condições o imóvel estará”.

Maratona de presidente pelo interior do Espírito Santo

Presidente da Ales, Marcelo Santos (União) esteve em Ibatiba, Jerônimo Monteiro, São Mateus, Conceição da Barra, Boa Esperança e Itapemirim nos últimos dias. Tem dialogado para formar chapa do União Brasil, visando eleições.

Ex-prefeito de São Mateus Daniel Santana, por exemplo, vai ingressar na federação. Além disso, Marcelo continua sua peregrinação rumo à Câmara, mas aliados apontam: se puder alçar voos ainda maiores, topa o desafio.

Galeria

Mais um apoio na conta

Deputado Pablo Muribeca (Rep) afirmou que caso a candidatura de Euclério ao Senado seja confirmada, que ele se dispõe em apoiar o emedebista e a trabalhar em favor dele na Serra. Muribeca, apesar do partido, não vê problemas em apoiar governistas, pois também vota diversas matérias com o governo na Ales.

Presença maciça

Seis deputados estaduais e um federal estiveram em Boa Esperança para assinatura de liberação de recurso do governo ao município. Ricardo Ferraço (MDB) também esteve por lá e recebeu apoio político dos deputados, que eram todos governistas. Pré-campanha a todo vapor.

Ex-assessor participou

Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, participou das manifestações bolsonaristas no Estado. Por videochamada com Magno Malta, afirmou que Jair Bolsonaro é inocente, “assim como milhares de cidadãos perseguidos injustamente”, ressaltou Tagliaferro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: