Arnaldinho se reúne com Da Vitória e Marcelo Santos
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), se reuniu no começo da tarde desta quinta-feira (04) com o deputado federal Josias Da Vitória (PP) e com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil).
O encontro ocorreu no gabinete da presidência, na Assembleia. Deputado federal Victor Linhalis (Podemos), braço direito de Arnaldinho, também esteve na reunião.
O teor da conversa foi a possível filiação de Arnaldinho ao PP, movimento que vem tomando corpo desde a última semana. Desta vez, Arnaldinho foi comunicar, de maneira presencial, a intenção de ingressar no partido ao presidente Marcelo, que agora também lidera o União Brasil no Espírito Santo.
Além disso, prefeito teria comentado com ambos que mesmo com esse movimento, continua fazendo parte do grupo do governador Renato Casagrande (PSB), visto que o PP e o União Brasil são partidos que fazem parte do governo, embora ainda não haja decisão sobre a federação apoiar o grupo do socialista nas majoritárias de 2026.
Quanto ao deputado federal Linhalis, a expectativa é de que para onde for Arnaldinho, o parlamentar o siga. O que precisa decidir, neste momento, é para qual das duas siglas que fazem parte da federação União-Progressista: PP ou União Brasil.
Oficialmente, nenhuma manifestação do deputado para sair do Podemos teria sido feita ao presidente estadual da legenda, Gilson Daniel. Mesmo assim, lideranças do Podemos já não contam 100% com a candidatura de Linhalis pelo partido desde que Arnaldinho pediu para deixar a sigla.
Embora não haja qualquer data marcada para que a filiação de Arnaldinho aconteça, as conversas têm esquentado cada vez mais. Cabe ressaltar que não é um movimento novo: Arnaldinho, ainda antes das eleições municipais de 2024, esteve com quase os dois pés dentro do PP, de acordo com falas do próprio presidente Josias Da Vitória. Deputado federal Evair de Melo (PP), outra liderança progressista, também tem endossado a chegada do prefeito ao partido.
Conforme a coluna publicou ainda no mês passado, algumas lideranças do PP já vinham dizendo que "as portas do partido estavam abertas para Arnaldinho", e que o diálogo estava melhorando entre as partes.
Resta saber se o "namoro" vai virar "casamento".