Papa Leão XIV celebra missa de início do pontificado; veja vídeo
Escute essa reportagem
O papa Leão XIV celebra neste domingo, 18, na Praça São Pedro, a missa de início do seu pontificado. São esperadas mais de uma centena de delegações estrangeiras, compostas por chefes de governo, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais. O vice-presidente Geraldo Alckmin é o representante do Brasil na celebração.
A missa inaugural do pontificado ocorre dez dias depois de Robert Francis Prevost ter sido eleito para comandar a Igreja Católica. Nascido nos Estados Unidos, ele atuou por mais de duas décadas no Peru e também tem a cidadania do país andino.
Prevost era próximo de seu antecessor, Francisco, que o alçou em 2023 a um dos mais importantes cargos do Vaticano: o de prefeito do Dicastério para os Bispos, que aconselha o papa sobre a nomeação de líderes da igreja.
Primeira volta de papamóvel
Antes de dar início à celebração religiosa, Leão fez sua primeira volta de papamóvel. No veículo, ele acenou para os fiéis e abençoou bebês. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram enquanto Leão circulava. A multidão gritava “Viva il Papa” e agitava bandeiras do Peru, dos Estados Unidos e da Santa Sé.
Novas aparições públicas
De acordo com o Vaticano, na terça-feira, 20, o papa visitará o túmulo de São Paulo, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
No próximo domingo, 25, Leão XIV celebrará a missa de posse como bispo de Roma, na Basílica de São João de Latrão. Essa é uma tradição dos pontífices após assumirem o comando da Igreja Católica.
Já no sábado 31 de maio, o pontífice ordenará alguns presbíteros na Basílica de São Pedro.
Comentários