X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Enterro do papa Francisco: acompanhe cerimônia ao vivo na Praça de São Pedro, no Vaticano

foto autor
Estadão Conteúdo
26/04/2025 - 0:01 • Atualizada em 26/04/2025 às 11:12

Ouvir

Escute essa reportagem

ROMA - O funeral do papa Francisco começa neste sábado, 26, às 10h no Vaticano (5h no horário de Brasília), com a Missa das Exéquias. A cerimônia vai ser realizada na Praça de São Pedro e terá início com o coral cantando ritos introdutórios em latim. O caixão fechado ficará em frente ao altar externo da basílica.

A celebração será feita pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. Perto do altar vão estar 220 cardeais e 750 bispos, além de aproximadamente 4 mil padres.

Leia mais

  • Como é a Basílica Santa Maria Maggiore, onde o papa será enterrado; infográfico mostra detalhes
  • Quem são os outros papas sepultados na mesma Basílica escolhida por Francisco?

Na homilia, Battista Re deve falar sobre a vida e os feitos de Francisco. No “Louvor Final e Despedida”, o cardeal vai encomendar a alma do papa a Deus e pedirá que os 1,4 bilhão de fiéis da Igreja Católica Romana sejam consolados.

Ao final da missa, o cardeal aspergirá o caixão com água benta e incenso e o coro vai cantar em latim: “Que os anjos vos conduzam ao paraíso; que os mártires venham, vos acolham e vos levem à cidade santa, a nova e eterna Jerusalém.”

Na sequência, o caixão vai ser levado novamente para a Basílica de São Pedro e, dali, partirá em cortejo fúnebre por um percurso de 5,5 km até a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior).

Francisco será então sepultado, conforme a sua vontade, nessa basílica, fora do Vaticano, porque era onde ele costumava orar em Roma. O último papa a ser sepultado fora do Vaticano foi Leão XIII, que morreu em 1903.

A cerimônia do sepultamento será particular, mas a partir de domingo, 27, já será possível visitar o túmulo. A lápide tem apenas o nome latino “Franciscus”.

Cerca de 50 chefes de Estado participam do funeral. Entre eles, estão o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Argentina (terra natal de Francisco), Javier Milei, de diversos países europeus e de dez monarcas.

O percurso que o cortejo fúnebre do papa Francisco fará da Praça de São Pedro até Santa Maria Maggiore, onde será enterrado, deve durar meia hora, segundo a prefeitura de Roma.

Cortejo passará por lugares icônicos de Roma

Ao término do funeral, o cortejo passará pela galeria Pasa, seguirá pelo Corso Vittorio Emanuele e chegará à Piazza Venezia, onde girará para os Fóruns Imperiais.

Depois, seguirá pela via Labicana e via Merulana, tendo ao fundo a basílica de São João de Latrão, até chegar à praça de Santa Maria Maior. O carro não passará pela Via della Conciliazione, principal rua de acesso ao Vaticano.

O carro terá o caixão visível durante a procissão, e viajará seis quilômetros pelas ruas do centro, em parte refazendo a antiga Via Papalis, o trajeto que os papas percorriam em cortejo após a eleição e consagração em São Pedro até a basílica de São João de Latrão, sede da cátedra episcopal de Roma. Ao longo do percurso, o corpo do papa Francisco passará por locais simbólicos como o Coliseu, que recebe a tradicional celebração da Via Sacra na Sexta-feira Santa.

Por motivos de segurança, as ruas envolvidas foram fechadas ao tráfego e são vigiadas rigorosamente. Os carros estacionados foram removidos e barreiras instaladas. Um pequeno cortejo de carros com alguns cardeais acompanhará o veículo fúnebre.

Saiba mais:

  • Por que a Guarda Suíça protege papas e o Vaticano há mais de 500 anos?
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso