X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

No G20 Brasil, premiê britânico elogia Aliança Contra a Fome e pede fim de guerras


Ouvir

Escute essa reportagem

Em sua primeira reunião de cúpula do G20, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prometeu nesta segunda-feira, 18, no Rio trabalhar em conjunto com os demais países para combater as mudanças climáticas, pediu o fim das guerras na Ucrânia e em Gaza e elogiou o programa Aliança contra a Fome, lançado oficialmente nesta segunda-feira pelo presidente Lula na abertura de reunião de cúpula do G20.

"Precisamos de uma liderança global renovada e resoluta para enfrentar a pobreza e a fome. A Aliança Global do presidente Lula nos ajudará a enfrentar esse desafio", disse Starmer em discurso na plenária, ressaltando que o Reino Unido estava se juntando à iniciativa.

Conflitos e mudanças climáticas estão entre os maiores desafios da economia mundial atualmente, disse o premiê britânico. "Eles destroem o crescimento econômico, minam a segurança e a oportunidade e geram migração em um nível que não podemos sustentar."

O primeiro-ministro agradeceu a Lula por colocar de volta na agenda da comunidade internacional os temas de combate à pobreza e à fome. Mas argumentou que para isso é preciso combater os conflitos no mundo. "O maior passo na luta contra a fome hoje viria da resolução de conflitos", disse ele, pedindo um cessar-fogo imediato em Gaza e o fim da guerra na Ucrânia, que está completando mil dias.

Esta é a primeira visita de um primeiro-ministro do Reino Unido ao Brasil em 12 anos. Durante o G20, ele terá um encontro bilateral com o presidente da China, Xi Jinping. No discurso, Starmer disse que é grande admirador do Brasil, não só pelo futebol, mas também pela cultura brasileira e compromisso das pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: