X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Procissão abre programação da festa de Nossa Senhora da Conceição

Tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro começa nesta terça-feira (28). Veja a programação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Procissão abre programação da festa de Nossa Senhora da Conceição
Festa no Morro da Conceição vai de 28 de novembro a 8 de dezembro |  Foto: Divulgação

A procissão da bandeira, que acontece nesta terça-feira (28), dará início a popular Festa do Morro da Conceição, no Bairro de Casa Amarela. O Parque da Macaxeira, Zona Norte do Recife, será o local de concentração dos devotos, a partir das 17h, com partida prevista para às 18h. Em 2023, uma nova bandeira foi produzida, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição bordada. O andor, que irá conduzir o estandarte religioso, será levado pelas mãos dos filhos e filhas da Imaculada Conceição do Morro.

O cortejo seguirá pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. Na chegada da procissão, o hasteamento da bandeira da festa acontece no mastro em frente ao santuário. Na sequência, às 19h30, terá início a Solene Celebração de Abertura da 119ª Festa do Morro da Conceição, que será realizada no palco montado em frente à igreja. A presidência da cerimônia será do bispo nomeado para a Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antonio, às 19h30.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO MORRO

Do dia 29 de novembro a 7 de dezembro, cinco Santas Missas serão celebradas ao longo do dia: 7h, 9h, 11h, 14h, e a das 16h será uma celebração solene. O Momento Mariano, com a reza do Santo Terço, Ofício e Ladainha de Nossa Senhora terá início às 18h. As confissões acontecem das 7h às 11h30, e das 14h às 17h. A tradicional Santa Missa do Exército Brasileiro será celebrada em 5 de dezembro, às 9h.

Na sequência, às 19h30, será rezado o Novenário da Festa do Morro 2023, que terá como presidentes da celebração arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas.

Serviço:

Evento: 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro Local: Morro da Conceição - Zona Norte do Recife

Data: 28 de novembro a 8 de dezembro de 2023

Tema: Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus

Dia 28/11 - Procissão da abertura - Bandeira da festa Concentração - 17h - Parque Urbano da Macaxeira

Saída - 18h - Parque Urbano da Macaxeira/ Avenida Norte Miguel Arraes / Largo Dom Luiz/ Rua Itacoatiara / Praça do Morro da Conceição

Chegada - 19h30 - Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro

Dias 29 de novembro a 7 de dezembro

Santas Missas - 7h, 9h, 11h, 14h. 16h (Santa Missa Solene) Momento Mariano - 18h

Novena Solene - 19h30

Confissões - 7h às 11h30, e das 14h às 17h Dia 5 de dezembro - Missa do Exército - 9h

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição) Santa Missa - Palco em frente ao Santuário: 0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h Santa Missa dentro do Santuário:

1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h

História da Festa

A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. Em 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto. A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.

História do Santuário do Morro da Conceição

Caminha junto com a réplica da imagem da Virgem Imaculada da Conceição. Naquela época, o bispo diocesano D. Luís Raymundo da Silva Britto mandou construir uma capela em estilo gótico, cuja inauguração foi realizada no dia 8 de dezembro de 1904. Até então a capela pertencia à comunidade de Poço de Panelas, no Recife.

Devido ao desenvolvimento urbano do local, houve o desmembramento da área do Morro da Conceição, para criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instaurada em 8 de dezembro de 1974, pelo então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. No ano seguinte, a paróquia passou a denominação de Matriz do Morro da Conceição e em 8 de dezembro de 2015 foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano.

Em 2008, a Igreja foi reconstruída e apresenta-se de forma moderna, toda revestida com paredes de vidro, permitindo a visão da imagem da Virgem Imaculada de dentro e fora da igreja. Acolhendo de forma singular os devotos e romeiros que peregrinam até o alto do Morro da Conceição durante o ano.

Imagem

A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 3,5 metros de altura e pesa 1840 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis 3,15, onde Deus diz: Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça.

A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

A imagem da Santa foi restaurada pela primeira vez em 2001, e em 2014, passou pela segunda intervenção artística, com duração de três meses para o restauro.

De acordo com a arquiteta restauradora, Karla Grimaldi, responsável pelos trabalhos, foi usada massa de poliéster para nivelar as fendas da peça, e na pintura foram utilizadas tintas PU, a mesma utilizada em navios, e placas folheadas de ouro 23k.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: