Procissão abre programação da festa de Nossa Senhora da Conceição
Tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro começa nesta terça-feira (28). Veja a programação
Escute essa reportagem

A procissão da bandeira, que acontece nesta terça-feira (28), dará início a popular Festa do Morro da Conceição, no Bairro de Casa Amarela. O Parque da Macaxeira, Zona Norte do Recife, será o local de concentração dos devotos, a partir das 17h, com partida prevista para às 18h. Em 2023, uma nova bandeira foi produzida, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição bordada. O andor, que irá conduzir o estandarte religioso, será levado pelas mãos dos filhos e filhas da Imaculada Conceição do Morro.
O cortejo seguirá pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. Na chegada da procissão, o hasteamento da bandeira da festa acontece no mastro em frente ao santuário. Na sequência, às 19h30, terá início a Solene Celebração de Abertura da 119ª Festa do Morro da Conceição, que será realizada no palco montado em frente à igreja. A presidência da cerimônia será do bispo nomeado para a Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antonio, às 19h30.
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO MORRO
Do dia 29 de novembro a 7 de dezembro, cinco Santas Missas serão celebradas ao longo do dia: 7h, 9h, 11h, 14h, e a das 16h será uma celebração solene. O Momento Mariano, com a reza do Santo Terço, Ofício e Ladainha de Nossa Senhora terá início às 18h. As confissões acontecem das 7h às 11h30, e das 14h às 17h. A tradicional Santa Missa do Exército Brasileiro será celebrada em 5 de dezembro, às 9h.
Na sequência, às 19h30, será rezado o Novenário da Festa do Morro 2023, que terá como presidentes da celebração arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas.
Serviço:
Evento: 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro Local: Morro da Conceição - Zona Norte do Recife
Data: 28 de novembro a 8 de dezembro de 2023
Tema: Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus
Dia 28/11 - Procissão da abertura - Bandeira da festa Concentração - 17h - Parque Urbano da Macaxeira
Saída - 18h - Parque Urbano da Macaxeira/ Avenida Norte Miguel Arraes / Largo Dom Luiz/ Rua Itacoatiara / Praça do Morro da Conceição
Chegada - 19h30 - Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro
Dias 29 de novembro a 7 de dezembro
Santas Missas - 7h, 9h, 11h, 14h. 16h (Santa Missa Solene) Momento Mariano - 18h
Novena Solene - 19h30
Confissões - 7h às 11h30, e das 14h às 17h Dia 5 de dezembro - Missa do Exército - 9h
Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição) Santa Missa - Palco em frente ao Santuário: 0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h Santa Missa dentro do Santuário:
1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h
História da Festa
A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. Em 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto. A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.
História do Santuário do Morro da Conceição
Caminha junto com a réplica da imagem da Virgem Imaculada da Conceição. Naquela época, o bispo diocesano D. Luís Raymundo da Silva Britto mandou construir uma capela em estilo gótico, cuja inauguração foi realizada no dia 8 de dezembro de 1904. Até então a capela pertencia à comunidade de Poço de Panelas, no Recife.
Devido ao desenvolvimento urbano do local, houve o desmembramento da área do Morro da Conceição, para criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instaurada em 8 de dezembro de 1974, pelo então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. No ano seguinte, a paróquia passou a denominação de Matriz do Morro da Conceição e em 8 de dezembro de 2015 foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano.
Em 2008, a Igreja foi reconstruída e apresenta-se de forma moderna, toda revestida com paredes de vidro, permitindo a visão da imagem da Virgem Imaculada de dentro e fora da igreja. Acolhendo de forma singular os devotos e romeiros que peregrinam até o alto do Morro da Conceição durante o ano.
Imagem
A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 3,5 metros de altura e pesa 1840 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis 3,15, onde Deus diz: Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça.
A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.
A imagem da Santa foi restaurada pela primeira vez em 2001, e em 2014, passou pela segunda intervenção artística, com duração de três meses para o restauro.
De acordo com a arquiteta restauradora, Karla Grimaldi, responsável pelos trabalhos, foi usada massa de poliéster para nivelar as fendas da peça, e na pintura foram utilizadas tintas PU, a mesma utilizada em navios, e placas folheadas de ouro 23k.
Comentários