Nem vem
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (23)
Deputados aliados de Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa de São Paulo têm alertado o governador de São Paulo para que não envie projeto de aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pois não há clima para aprovação.
Parlamentares bolsonaristas que acabaram de criar um bloco prometem abertamente votar contra. Eles dizem que o momento é ruim porque a Casa já discute outro tema delicado, a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Além disso, afirmam que empresários têm sofrido perdas com apagões e não é o momento de elevar tributos.
DNA
O tema foi o estopim para criar um bloco bolsonarista que já tem 4 integrantes e deve chegar a 12. "A gente não prometeu para a população que aumentaria impostos, muito pelo contrário", diz Gil Diniz (PL). "Nossa intenção é trabalhar em defesa das nossas bandeiras, bem como no combate a agendas defendidas pela esquerda como aumento de impostos", diz Lucas Bove (PL).
Pavio curto
Vereador de São Bernardo, Paulo Chuchu (PRTB) diz que Tarcísio de Freitas está criando “uma revolta desnecessária no público bolsonarista”. “O governador faz excelente trabalho como gestor, mas é mal assessorado nas questões ideológicas”, afirma ele, que é ligado ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de quem foi assessor.
E nós?
Como mostrou o Painel, os bolsonaristas ficaram incomodados com gestos de Tarcísio como receber Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, e sancionar o feriado do Dia da Consciência Negra. “Governar para todos seria incluir o nosso público da direita em algumas pautas também, já que ele faz todas as sinalizações possíveis para LGBT e povo preto”, diz o vereador.
Ciclone
Em carta a Lula, a Frente Nacional de Prefeitos pediu a convocação de reunião extraordinária do Conselho da Federação para discutir medidas para enfrentamento dos eventos climáticos extremos que o Brasil tem vivenciado. O órgão, criado em abril, reúne representantes da União, estados e municípios. Nas últimas semanas, o país enfrentou uma onda de calor histórica, além de cheias no Sul.
Combustível
A eleição de Javier Milei não altera a disposição do BNDES de financiar produtos de empresas brasileiras que queiram participar da construção de um dos principais projetos de infraestrutura da Argentina, o gasoduto Néstor Kirchner. A obra de R$ 3,5 bilhões transportará gás da reserva de Vaca Muerta para países da região, inclusive o Brasil.
Tanque vazio
A parceria vai depender mais da intenção do próprio Milei, que disse querer reduzir os contato com o governo Lula. Outro entrave é que até o momento nenhuma empresa brasileira se interessou pelo projeto, segundo o banco.
Cochilo
Ciro Gomes (PDT) perdeu prazo para recorrer em processo que movia na Justiça do Rio Grande do Sul contra Felippe Hermes, editor do site Blocktrends, sobre finanças e criptomoedas, encerrando a causa. O presidenciável havia entrado com a ação por causa de um post em que Hermes chamava de “maluca” uma proposta sobre a Petrobras. A Justiça entendeu que a publicação estava coberta pelo direito à opinião.
Voos mais altos
Cassada em fevereiro por ter apontado suposto gesto nazista de bolsonaristas em São Miguel do Oeste (SC), a vereadora Maria Tereza Capra (PT) reassumiu o mandato na última terça-feira (21), após decisão favorável do Tribunal de Justiça. Ela diz que poderá concorrer à prefeitura no ano que vem.